Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Finalista!

Finalista do Miss África do Sul é uma modelo trans

Lehlogonolo Machaba, de 24 anos, disputará o grande título

Máxima Digital Publicado em 04/08/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Finalista do Miss África do Sul é uma modelo trans - Instagram
Finalista do Miss África do Sul é uma modelo trans - Instagram

Lehlogonolo Machaba, de 24 anos, é uma das finalistas do concurso Miss África do Sul. 

Além do enorme prestígio de estar no lugar que chegou, a jovem modelo carrega consigo uma grande causa: ela é uma mulher trans. 

A África do Sul é um dos poucos países no mundo que permitem mulheres como Lehlogonolo a participarem do concurso. 

Em uma conversa com a Reuters, a jovem estrela celebrou sua conquista e falou sobre a importância desse passo para a sociedade.

"Ser a primeira mulher trans na África do Sul a entrar no concurso foi realmente impressionante, mas, ao mesmo tempo, sou grata por ter tido a oportunidade de tentar defender minha comunidade. Vi nos últimos meses como pessoas queer foram mortas. Você tem tópicos nas redes sociais sobre crimes de ódio contra a comunidade.", declarou. 

Ela continuou: "Portanto, ser a primeira é um pouco opressor e também estou ansiosa com a questão de que as pessoas agora saibam que sou uma mulher trans".

A modelo confessou estar esperançosa para vencer o concurso e revelou acreditar que isso trará mais visibilidade para a causa das mulheres trans e a comunidade LGBTQIA+. 

"Significaria muito para mim, como mulher trans, ganhar o Miss África do Sul, mas também acredito que significaria muito para a comunidade queer, mais especialmente na África do Sul. Isso mostraria que o país está quebrando fronteiras, que há uma mudança de muitas maneiras, mais especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+. Vimos como o mundo realmente trata a comunidade queer, mas na África do Sul isso pode mostrar que pelo menos um dos países africanos está avançando para a comunidade LGBTQIA+", disse a modelo.