Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Representatividade

Klébio Damas fala sobre a importância de ser uma figura de representatividade para a comunidade LGBTQIA+ na internet

Em um bate-papo exclusivo com a Máxima Digital, o influenciador Klébio Damas deu um show de força

Máxima Digital Publicado em 29/12/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Klébio Damas fala sobre a importância de ser uma figura de representatividade para a comunidade LGBTQIA+ na internet - Instagram
Klébio Damas fala sobre a importância de ser uma figura de representatividade para a comunidade LGBTQIA+ na internet - Instagram

Klébio Damas é admirável! O influenciador digital, que bomba nas redes sociais e soma mais de 800 mil seguidores, bateu um papo exclusivo com a Máxima Digital e falou sobre a importância de ser uma figura que representa a comunidade LGBTQIA+ na internet. 

"Foi uma coisa que foi acontecendo, porque quando eu comecei na internet eu me identificava como hétero, eu ainda não tinha entendido e me aceitado quanto LGBTQIA+, então uma coisa foi muito legal, que teve toda essa transição na internet. Para mim, naquele período foi bem difícil, porque recebi muitos comentários, e na hora que você está ali se entendendo é bem complicado. Mas, ao mesmo tempo, foi muito legal, porque quem conseguiu me acompanhar, conseguiu ver toda a minha aceitação, de onde eu saí, de onde eu cheguei, de aceitação, de vida mesmo.", disse. 

Ele continuou: "Então, acho que foi uma representatividade muito legal, por isso que várias pessoas que aceitaram junto comigo, passaram por aquele momento junto comigo. E hoje ser um dos maiores canais LGBTQIA+, é uma baita responsabilidade. Eu sempre tento passar os conteúdos de maneira fácil, que todo mundo possa compreender. Mas é uma responsabilidade, por mais que eu tente falar pela causa como um todo, eu não tenho todos os locais de fala porque existem muitas vertentes e muitas sexualidades e gêneros diferentes dentro disso. Mas poder dar a minha voz, dar todo esse alcance que eu tenho para esta causa, e da voz para ela, me deixa muito grato. Faz eu sentir que meu trabalho deu certo, e está sendo uma coisa positiva."

O preconceito aparece em forma de comentários negativos ou haters. Klébio falou um pouco sobre o assunto e como lida.

"Eu sofri bastante preconceito no começo, por que como mencionei anteriormente, eu me iniciei na internet me identificando como hétero, então naquele período eu sofri bastante preconceito, perdi muito seguidores, quase metade na época. Só que eu fui reconquistando isso, hoje em dia, eu acabo não sofrendo tanto, por que eu estou muito na minha bolha, muita gente LGBTQIA+ me consome, muito quem quer entender ou então as pessoas héteros que querem entender um pouco mais me consome. Porque meu conteúdo é passado de forma leve, didático, sem usar termos difíceis, justamente porque o meu intuito é passar informação para a galera que não conhece desse universo. Mas sempre que há aqueles que estão fora dessa bolha, que só estão ali para criticar, e usam desculpas para ser homofóbicas o tempo todo, isso sempre tem, mas eu senti que com o tempo isso diminui um pouco.", disse. 

Por outro lado, o influenciador é bombardeado de mensagens positivas. O astro da internet contou como lida com os comentários de pessoas que se inspiram nele. 

"Eu recebo muitos comentários de pessoas que se inspiram em mim, e se aceitaram por causa de mim, já tive pessoas que me pararam na rua chorando. Mães que me param para agradecer, porque tem vários filhos que colocam meus vídeos para elas entenderem sobre isso. Principalmente no começo, quando eu comecei a falar sobre LGBTQIA+, eu fiz vários vídeos de como os pais aceitarem os seus filhos, como se aceitar, como contar para os pais. Então isso ajudou muitas pessoas, então muita gente me param extremamente gratas por isso.", falou.

Quando questionado sobre como é saber que é uma inspiração, ele disse: "Eu já aceitei que eu não vou conseguir mensurar isso, por que eu não consigo imaginar 1 milhão de pessoas na frente, como eu vou conseguir mensurar quantas pessoas foram impactadas por um vídeo meu. Então tem vários vídeos meu sobre aceitação, que tem mais de 1 milhão de views, por isso não consigo mensurar isso. Claro que eu percebo um pouco das pessoas que me param na rua, um pouco das mensagens que eu recebo, mas eu acredito que ainda não consigo mensurar. Mas eu fico muito feliz, pelo conteúdo que eu produzo na internet, eu consigo impactar as pessoas trazendo uma mensagem muito importante.".

"E saber que eu consegui ajudar algumas pessoas, eu me sinto orgulhoso, porque de fato eu sei que eu consegui meu objetivo, que era trazer um pouco de humor, de felicidade, mas com uma conscientização no meio de tudo isso.", continuou. 

2022 está batendo em nossas portas e, para finalizar a conversa, o influenciador digital contou o que vem por aí. 

"Em 2022, está aí, e estamos com vários projetos. Vai ter eleição, então já posso dar um spoiler que pretendemos fazer alguns vídeos explicando um pouco mais de política, alguns termos que as pessoas não sabem, não entendem. Porque o meu foco de fato é falar para a galera que não entende muito, para jovens que estão aí tentando entender mais sobre esses assuntos. Então quero ajudar essa galera.", contou.

Klébio deu mais spoilers: "Também vai ter alguns vídeos mais para o TikTok misturando esquetes de humor com um pouco de conscientização sobre LGBTQIAfobia, vai ter bastante projeto mesmo, eu acho que 2022 vai ser meu ano com mais projetos legais, com uma boa estrutura e tal.".

"Acredito que será um ano incrível.", finalizou.