Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT » Passo a passo

Mês do orgulho! 5 truques para arrasar na sua make Drag Queen

A artista Kim Violet contou para a MÁXIMA Digital alguns truques da sua maquiagem

Mirella Cordeiro Publicado em 29/06/2019, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Kim Violet
Kim Violet - Bruno Cavalcante

Se você acha a maquiagem Drag Queen muito elaborada, você está certo. São vários passos importantes e cerca de 2h30 até que a personagem fique perfeita. Foi o que nos contou a Drag Kim Violet. 

A artista foi montada pela primeira vez para o filme ‘TupiniQueens’, de João Monteiro. Ela foi maquiada por Penelopy Jean, apresentadora do reality 'Drag Me As a Queen', do canal E! 

Em 2015, após participar de mais algumas produções audiovisuais, resolveu seguir carreira como Drag Queen. E, agora, já experiente no assunto, deu algumas dicas para as leitoras da MÁXIMA Digital de como arrasar na sua make!

Kim já fez parte do Coletivo Acuenda. Eles iam em escolas públicas para falar sobre gênero, sexualidade e outros tabus da nossa sociedade com os alunos mais velhos. Foto: Ivan Falcon

ESCONDER AS SOBRANCELHAS

Antes de tudo, ela passa um lencinho umedecido nas sobrancelhas. Em seguida, usa uma cola para tecido para cobrir os pelos: “Eu escondo minha sobrancelha com a cola Acrilex, é uma das formas que, para mim, é válido. Já tentei fazer com cola bastão, só que não funciona tão bem quanto a Acrilex. Eu acho que dá uma cobertura melhor, deixa mais lisa”, conta.

A artista passa a cola nos fios da sobrancelha, no sentido do crescimento, depois ao contrário e volta no sentido do crescimento. “Faço esse processo umas duas vezes, depois que eu senti que a cola já deu uma secada, eu venho com o pó translúcido”, acrescenta.

Depois do pó, ela passa um corretivo para disfarçar e, em seguida, a base, “para se aproximar ao meu tom de pele”.

Todo esse processo demora de 30 a 40 minutos. Ninguém disse que seria fácil, né?

OS OLHOS

Depois de dar um jeito nas sobrancelhas, Kim prefere começar a maquiagem pelos olhos, porque se cair alguma sujeira na pele, é mais fácil de limpar: “Se você está trabalhando com uma sombra bem pigmentada e cai na pele, para tirar, é bem complicado”, afirma. 

Mas não é uma regra! Algumas Drags preferem começar pela pele e depois partem para os olhos. Para isso, elas usam o truque do pó translúcido: “Enche o rosto de pó, ali abaixo dos olhos, para qualquer sujeirinha que cair, poder ser varrida, não cair em cima da base em si”, explica.

Kim Violet ainda tem um detalhe especial: em vez de usar iluminador no nariz, ela usa uma pedra de strass na ponta. Foto: Sarau Daqui

ESCONDER A BARBA

Na sequência, Kim parte para a preparação da pele!

Ela não tem muito problema em esconder a barba, porque não fica tão esverdeada, mas deu uma ajuda para as Drags que precisam de mais de atenção nessa hora: “Aconselho pegar um batonzinho vermelho e dar leves batidinhas no rosto, mesclar bem essa região da barba onde fica mais escuro”, diz.

Em seguida, é só selar o batom com pó translúcido: “Para passar a base e não mesclar as cores. O pó vai segurar essa cor ali embaixo para apagar o verde do rosto. Passou a base, tá pronto. Funciona bem, viu?”

Terminando a pele, ela faz o contorno do rosto e passa o batom. “O último que eu coloco são os cílios [postiços].”

Para finalizar, é só colocar a peruca e está prontíssima!

DICA DA KIM VIOLET

Como a maquiagem não é simples, a artista deu uma dica para a Drag iniciante: “Não adianta comprar os produtos mais caros e não saber utilizar. O que eu aconselho é comprar produtos mais em conta para ir treinando, porque maquiagem Drag é treino, é teste, não sai do dia pra noite”, afirma. 

A artista diz que é um processo: “De você primeiro reconhecer o seu rosto, ir treinando com esses materiais, depois você compra algo um pouquinho melhor para ajudar na pigmentação ou na cobertura da pele.”

Mesmo assim, há bases brasileiras que são ótimas na cobertura. Ela diz que não precisa usar produtinhos da gringa para isso. 

E pincéis também: “Talvez as cerdas de pincel [mais caro] possam ser melhores e auxiliem mais na desenvoltura, mas nada que um pincel da Rua 25 de Março não resolva”, completa.

Transformação de Daniel Felipe em Kim Violet. Foto: Acervo pessoal

TIRANDO TUDO

E para tirar a cola da sobrancelha? Apesar de ser cola para tecido, ela disse que é super fácil de remover! 

“Sai com um paninho umedecido. E também tomando banho. Mas, normalmente, quando eu quero tirar, passo o paninho no sentido do pelo. Vou passando, rapidinho ela sai”, explicou.

Questionada sobre a parte mais importante do processo, Kim diz que tudo é essencial: "Eu costumo fazer uma comparação com um artista que pinta um quadro. Se você fizer essa pergunta pra ele, ele vai dizer que tudo é importante, desde a tinta, pincel, a tela, porque sem um desses fatores, não se tem a obra. E a maquiagem Drag também é uma obra artística. Você vai pra frente do espelho, você reconhece seu rosto, você se toca, vê onde cabe o tipo de quebração de rosto, como a gente faz com os contornos. E vai trabalhando. Então, se eu fosse te dizer uma coisa que é muito importante para a maquiagem, talvez a criatividade. Você poder criar, reconstruir seu rosto", conclui.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI