Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / O Nascimento de Vênus Tour

'O Nascimento de Vênus Tour' marca a transição de gênero de Filipe Catto para uma pessoa trans não-binária

O projeto é o segundo disco ao vivo da cantora Filipe Catto

Máxima Digital Publicado em 14/12/2021, às 17h00

'O Nascimento de Venus Tour' marca a mudança de gênero para uma pessoa trans não-binária de Filipe Catto - Divulgação
'O Nascimento de Venus Tour' marca a mudança de gênero para uma pessoa trans não-binária de Filipe Catto - Divulgação

Filipe Catto é uma verdadeira estrela!

O Nascimento de Vênus Tour é o segundo disco ao vivo da cantora e veio repleto de representatividade. 

O projeto marca sua mudança de gênero para uma pessoa trans não-binária e trazendo ao público também um filme/espetáculo/documentário que percorre os últimos quatro anos da artista em seu processo de descoberta artística e pessoal antes do estouro da pandemia.

A turnê derivada de seu disco CATTO (2017) percorreu o Brasil inteiro e diversos países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai e representou o desabrochar de um período de efervescência cultural e política no país, onde as "minorias" se levantavam contra opressões históricas e trouxeram à tona pautas que acirraram ainda mais o conflito entre a velha e a nova ordem social.

O Nascimento de Vênus Tour é um tratado sobre resistência e transformação de uma cantora brasileira no olho do furacão da revolução em que vivemos.

Em 2020, mais precisamente no dia 13 de março, a artista e sua banda subiram ao palco sem saber que aquele seria o último show do turnê. No dia seguinte, São Paulo foi oficialmente fechada e toda a indústria cultural perdeu sua fonte de renda por tempo indeterminado.

Por sorte, o áudio foi gravado para registro, e durante o isolamento a artista e o produtor musical DJ Jojo Lonestar se debruçaram sobre este material para transformá-lo em um disco ao vivo de despedida do projeto prematuramente encerrado.

O trabalho mostra Catto e sua banda em uma performance visceral e sem retoques, onde o suor e as lágrimas daquele momento se misturam também aos vazamentos de áudio e ao calor da plateia em uma sonoridade vintage que remete aos discos de rock ao vivo dos anos 70.

E tem mais! Comemorando também 10 anos de carreira, Catto atualizou seu repertório renascida do fogo do Rock N Roll em uma performance de pura entrega.

Como não havia registro em video desta apresentação para acompanhar o lançamento do disco, Catto teve uma ideia.

A cantora convidou os diretores de video e parceiros Daguito Rodrigues e Juliana Robin para construir com ela a narrativa visual que traduziria o áudio do fatídico show em um espetáculo visual de linguagem híbrida.

O Nascimento De Vênus Tour — o filme — teve pré-estreia oficial no MIS-SP, e é um experimento estético e musical que une a videoarte, a moda, o videoclipe e o documentário em uma só experiência.

Em julho de 2021, ainda quando enfrentávamos o isolamento social, a artista gravou uma performance de sereia em estúdio, reproduzindo as canções do disco e costurando as imagens deste ato com o material de arquivo da turnê através dos anos.

A ideia do projeto foi revelar ao público a transformação de gênero de Catto com toda a intimidade. Com beleza e styling da multi artista Alma Negrot e a cauda confeccionada pela artista plástica Thia Sguoti, o filme é uma carta de amor à comunidade LGBTQIA+, que encontrou nas amizades e na colaboratividade uma maneira de continuar a produzir mesmo com todas as restrições de logística e orçamento.

Em um momento em que a artista brasileira se encontra tão vulnerável, Catto e sua trupe fizeram do impossível um questionamento, ressignificando o conceito tradicional de disco ao vivo para que aquele fosse o ponto de partida de diferentes inquietações e formatos para os novos tempos na já tão precarizada cultura nacional.

Um projeto que nasceu sem incentivos, sem patrocinadores e foi levantado com o suor e a garra de artistas independentes e LGBTQIA+ do Brasil. 


Sobre:

Lançamento do filme no canal de YouTube da artista: quinta, dia 16/12 às 22h em EXIBIÇÃO ÚNICA e chat interativo.

YouTube.com/FilipeCattoOficial

Lançamento do disco nas plataformas: 17/12 às 00h.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI