Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Direitos humanos

ONG lança dossiê sobre a manicomialização da comunidade LGBTQIA+ no Brasil

O documento feito pela Casa 1 surge como fonte importante para a discussão sobre a luta antimanicomial e em defesa dos direitos humanos da comunidade

Máxima Digital Publicado em 17/01/2022, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
ONG lança dossiê sobre a manicomialização da comunidade LGBTQIA+ no Brasil - Divulgação
ONG lança dossiê sobre a manicomialização da comunidade LGBTQIA+ no Brasil - Divulgação

A ONG Casa 1 lançou um projeto que busca priorizar os direitos humanos: o dossiê ALOKA! Comentando histórias sobre a patologização das vidas LGBTQIA+, um documento que pode funcionar como ferramenta na luta contra as violências médicas e legais que a comunidade LGBTQIA+ atravessa há décadas no país.

Em um passeio histórico que traça um mapa dessa violência, o dossiê foi elaborado também como fonte para a transmissão de conhecimento e análise histórica das batalhas enfrentadas por essa comunidade no campo da saúde mental.

O documento é disponibilizado para download gratuito no site da Casa 1 e conta com uma versão reduzida e em preto e branco, para facilitar a impressão. A ideia é que a pesquisa se espalhe por universidades, salas de aula e rodas de discussão sobre saúde mental, luta antimanicomial e direitos humanos.

O texto, escrito por Gab Almeida Lamounier e com colaboração de João Maria Kaisen (jomaka), traz referências bibliográficas e também da memória oral de militantes das causas LGBTQIA+ no Brasil.

Gab, que é mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), declarou sobre o assunto: "A luta pela despatologização das experiências dissidentes de gênero e sexualidade continua sendo uma pauta importante para a nossa comunidade, que ainda se vê refém dos saberes jurídicos e psiquiátricos para acessar serviços básicos de saúde, além de outros direitos civis. O dossiê ALOKA pode ajudar a construir mais ferramentas para o enfrentamento à lógica manicomial, seja pela via da disputa acadêmica, seja pela construção de espaços autônomos de cuidado, seja pela sensibilização da sociedade a partir da arte e da literatura."

Ainda segundo Gab, o dossiê traz um “cruzamento entre os campos da saúde mental, do gênero e das Normas”, que pode ser muito útil para pessoas que estudam os três temas ou que buscam entrelaça-los para entender em profundidade os processos de criminalização e patologização do gênero.

O dossiê é mais um projeto da Editora Monstra, da Casa 1, e foi realizado em colaboração com o coletivo #VoteLGBT. No link que leva para o documento de ALOKA! também existem outros trabalhos da ONG em parceria com outras instituições. São documentos sobre violência política, representação LGBTQIA+ na política, saúde sexual, dentre outros.


SERVIÇO

O que? dossiê ALOKA! Comentando histórias sobre a patologização das vidas LGBTQIA+

Onde? no site da Casa 1. Disponível para download gratuito.

SOBRE A CASA 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade.

O trabalho engloba três frentes de atuação: a república de acolhida para pessoas LGBTQIA+ expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero; o Galpão Casa 1, centro cultural com programação gratuita, inclusiva e de qualidade. Já o terceiro eixo é a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos pontuais e terapias complementares, sempre com perspectivas humanizadas e com foco na promoção de saúde mental.