Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
LGBT / Iniciativa

Universidade em São Paulo destina vagas para pessoas autodeclaradas travestis e transexuais

A pós-graduação em Artes tem essa iniciativa em seu editorial de 2021

Máxima Digital Publicado em 15/09/2021, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Universidade em São Paulo destina vagas para pessoas autodeclaradas travestis e transexuais - Freepik
Universidade em São Paulo destina vagas para pessoas autodeclaradas travestis e transexuais - Freepik

O curso de pós-graduação em Artes da Unesp trouxe uma iniciativa em busca de uma maior inclusão das pessoas T da comunidade LGBTQIA+. 

No editorial de 2021, a política de ações afirmativas, popularmente conhecidas como cotas, passa a contemplar um percentual total de 10% para pessoas trans (transexuais e transgêneras) e travestis, mediante um critério de autodeclaração.

Para implementar a política e preparar a recepção de ingressantes, o edital apresenta, em anexo, um regulamento que garante, “no âmbito institucional, a todos os interessados que solicitarem a utilização do uso do nome social, o direito ao tratamento oral exclusivamente pelo nome social requerido, em qualquer circunstância, não cabendo qualquer tipo de objeção de consciência”, em consonância com a Resolução Unesp nº 62 de 2 de agosto de 2017.

Tais iniciativas se baseiam, inicialmente, nas resoluções da própria universidade, reverberando outras instâncias que circunscrevem os direitos da população T, como os Princípios de Yogyakarta (2007), uma convenção internacional que versa sobre o direito à educação, participação na vida pública e proteção estatal, e dos quais o Brasil é signatário.

Este importante passo para ampliação das políticas de ações afirmativas deve ser acompanhado pela continuidade de debates e avanços em termos de auxílios, permanência e abrangência a outros grupos sociais.

Para quem deseja fazer parte do projeto, as inscrições nos editais de mestrado e doutorado vão de 20 de setembro até 4 de outubro. Em razão da pandemia de Covid 19, todo o processo seletivo será realizado à distância, contendo duas etapas: análise de projeto (prova I) e entrevista por videoconferência (prova 2). O resultado final será divulgado em 17 de dezembro de 2021.


SERVIÇO:

Link do edital de seleção do Mestrado em Artes 2022: https://www.ia.unesp.br/Home/ensino/pos-graduacao/programas/artes/ppg-artes-edital-mestrado-2022.pdf

Link do edital de seleção do Doutorado em Artes 2022: https://www.ia.unesp.br/Home/ensino/pos-graduacao/programas/artes/ppg-artes-edital-doutorado-2022.pdf

Contato da Secretaria de pós-graduação do IA Unesp: posgraduacao.ia@unesp.br