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10 dicas para começar (ou turbinar) seu negócio em 2018

Máxima Digital Publicado em 23/01/2018, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Definir o público-alvo é essencial para quem está começando uma empresa
Definir o público-alvo é essencial para quem está começando uma empresa - iStock
Aproveite a melhora dos indicadores econômicos e tire do papel aquele tão sonhado projeto de ter a sua própria empresa. Se você já deu esse passo, veja os conselhos de Denise Hills, superintendente de sustentabilidade e negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, para incrementar seu negócio

Quero abrir a minha própria empresa

1.      Transforme a ideia em um plano de negócio
Faça um cuidadoso planejamento.  O plano de negócio é essencial para quem está começando uma empresa: nele, você vai definir público-alvo, investimento inicial, composição societária da empresa, principais produtos e seus respectivos preços e a estratégia de vendas. Além disso, é importante traçar objetivos de curto, médio e longo prazos.

 2.      Defina o propósito
O propósito é a razão de existir da empresa, é o motivo pelo qual o empreendedor decide acordar todos os dias pela manhã e ir trabalhar. Para elaborá-lo, algumas perguntas podem ajudar, como: “quais problemas do cliente meu negócio resolve?”; “o que faz com que meu cliente decida comprar de mim?”; “como meu produto ou serviço ajuda ou agrega valor à vida das pessoas?”. Definido isso, há espaço também para pensar na visão e valores, que estão mais relacionados a como a empresa entrega o produto ou o serviço ao cliente.

3.      Networking e mente aberta 
Fortaleça sempre sua rede de contatos. Criar e manter relacionamentos é fundamental para conquistar clientes, encontrar fornecedores ou formar parcerias de sucesso. Uma das maneiras mais fáceis de conhecer pessoas do seu setor de atividade é participar de feiras e eventos. Além de conhecer outros empreendedores, você fica por dentro das novidades. Lembre-se: mais importante que adicionar pessoas à sua rede de contatos é manter relações ao longo do tempo.  

Quero focar mais no meu negócio

4.      Separe as contas pessoais das contas da empresa
Uma das questões determinantes para o sucesso ou fracasso de pequenos negócios é a capacidade de entender a diferença entre a renda pessoal e o dinheiro da empresa. Há empreendedores que fazem retiradas aos poucos, quando sentem necessidade, muitas vezes sem nem oficializar o valor retirado. Outro erro comum é pagar despesas pessoais com o cartão da empresa e vice-versa. Para fazer essa separação, o melhor é manter contas correntes separadas ou, pelo menos, anotar todas as entradas e saídas do negócio e, em outra planilha, incluir todos os gastos pessoais.

5.      Conheça seu negócio do ponto de vista financeiro
Antes de fazer qualquer movimento na sua empresa trate de conhecer a situação atual. Saiba quanto a empresa tem no caixa, quais os gastos necessários, quanto e quando irá receber. Para isso, é preciso anotar tudo o que entra (vendas, reembolso de impostos etc.) e tudo o que sai (custos fixos e variáveis).

6.      Controle as despesas, principalmente as fixas
Cortar gastos desnecessários é uma atitude essencial para a saúde financeira da sua empresa. Para uma melhor análise, divida seus gastos em “custos fixos”, aqueles que não variam conforme o aumento ou redução das vendas; e “custos variáveis”, aqueles que variam conforme as vendas. Dê atenção especial aos custos fixos, principalmente os mais elevados, como aluguel do imóvel e folha de pagamentos, já que são os que mais afetam o caixa da empresa.

7.      Defina o preço certo do seu produto ou serviço 
Para compor o preço, considere: custos envolvidos na produção; operação e venda dos produtos; análise do preço da concorrência; o quanto seu cliente está disposto a pagar; e a margem de lucro desejada. O principal sintoma de que a precificação não está sendo bem feita é a sensação de que o empreendedor vende bastante, mas não consegue ter lucro no fim do mês.

8.      Propaganda é a alma do negócio
O marketing é fundamental para qualquer empresa que pretenda se manter competitiva. Além disso, estar nas redes sociais é uma lição de casa que todos os empreendedores devem fazer. Então, identifique em quais canais está seu público-alvo, crie conexões e relacionamento e, principalmente, responda aos posts dos seus clientes. Use esse canal para se comunicar e gerar aprendizados para melhorar os processos e serviços oferecidos.

9.       É hora de investir?
Elaborar o orçamento da sua empresa também pode auxiliar na busca por recursos com terceiros – seja um banco, investidor ou novo sócio. Em algumas situações, o crédito pode ser uma das opções para alavancar as finanças da empresa. Por exemplo: quando você compra máquinas, consegue investir, produzir mais e as vendas geram um retorno maior. Na hora de buscar crédito, no entanto, analise as contrapartidas envolvidas, como taxas e participação nos lucros.
 
10.  Reinvente-se
Uma empresa é como um organismo vivo, cheio de altos e baixos, e isso faz com que a experiência do empreendedorismo seja tão intensa. Um negócio bem controlado financeiramente libera espaço para o empreendedor testar novas ideias e ousar para se diferenciar da concorrência. As maiores empresas do mundo erram e acertam diversas vezes ao longo de suas jornadas, e os maiores ganhos vieram do aprendizado decorrente dos erros e da confiança obtida com as vitórias.

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