Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

10 jeitos de usar açúcar

Acredite: esse alimento pode ser utilizado em funções que você nem imagina e que vão facilitar e melhorar a sua vida

Máxima Digital Publicado em 25/03/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Além de usos culinários, o ingrediente é aliado da beleza, do artesanato e até daquele churrasco em família!
Além de usos culinários, o ingrediente é aliado da beleza, do artesanato e até daquele churrasco em família! - Shutterstock

Dos diversos tipos de açúcar, a sacarose é o mais comum - trata-se do branquinho refinado que a gente usa em casa, derivado da cana-de-açúcare da beterraba. Exagerar no consumo desse alimento, você já sabe, não é uma boa para a saúde. Mas não tenha receio algum em aproveitar as utilidades do açúcar nas coisas de casa: ele é excelente para preservar as cores das roupas, eliminar moscas, remover tinta... Aprenda mais

1. Vida longa para as flores

As plantas precisam de energia para durarem mais, sendo assim, o açúcar é um ótimo alimento para elas. Anote este truque para as flores de vaso ficarem bonitas por um tempão: em 250 ml de água morna, dissolva 3 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Deixe esfriar. Corte diariamente a pontinha dos talos e deixe-os imersos nesse líquido. O vinagre previne o desenvolvimento de bactérias na água. Renove a receita a cada dois dias.

2. Pele sem manchas

Receita de remédio caseiro para clarear aquelas pintas que surgem no dorso das mãos depois que a gente pega sol: numa tigela, misture 1/2 colher (chá) de açúcar com o suco de 1/2 limão. Passe esse creme na pele com um algodão. Após 15 minutos enxágue com água fria. Os grãos de açúcar agem como esfoliante, retirando a superfície da pele e favorecendo a ação dos agentes clareadores do limão. A poção pode ser aplicada todos os dias. Depois proteja a região com protetor solar FPS 30.

3. Pega-mosca

Tem coisa pior que um enxame de moscas em volta da mesa, tentando pousar nos alimentos? Resolva o problema facilmente: misture 1/2 xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de leite e 3 colheres (sopa) de pimenta numa panela pequena. Deixe ferver por dez minutos e despeje a solução em vários pratinhos rasos. Distribua as "iscas" pelo ambiente, longe dos alimentos. Com a fervura, o leite e a pimenta realçam o aroma do açúcar caramelizado, que atrai as moscas. A mistura fica como uma pasta pegajosa e funciona como um legítimo papel pega-mosca, prendendo os insetos assim que eles pousarem nos pratinhos.

4. Cookies frescos por vários dias

Para evitar que os biscoitos fiquem secos e farinhentos, espalhe uma camada de açúcar no fundo do pote. Ele absorve a umidade do ar, mantendo os docinhos úmidos. Legal, né?

5. Milho doçura

Para preparar uma deliciosa espiga de milho, adicione uma pitada de açúcar na água fervente e, depois, coloque-a para cozinhar. Ao acrescentar o açúcar, a concentração de sacarose do milho se iguala dentro e fora dos grãos, impedindo que a fervura retire a sacarose e murche a espiga.

6. Carvão em brasa a jato

É domingo e a família está toda reunida para o churrasco. Mas seu marido está com dificuldade para transformar o carvão em brasas... Jogue algumas colheres de açúcar sobre qualquer brasa acesa. Quando exposto a temperaturas elevadas, o grão se decompõe e forma hidróxidometilfurfural, uma substância que inflama facilmente. Problema resolvido!

7. Adeus, espinhas

Sua filha acordou com uma espinhona na bochecha e está arrasada, porque amanhã à noite ela tem uma festa. Resolva a situação num piscar de olhos! Misture 1 colher (chá) de açúcar e algumas gotas de água num prato até formar uma pasta. Aplique-a na espinha com um cotonete e deixe agir durante a noite. A sacarose inibe o crescimento de bactérias e diminui o inchaço.

8. Alívio para língua queimada

Você foi com muita vontade à xícara e queimou a língua no primeiro gole de café? Para aliviar o incômodo, polvilhe uma pitada de açúcar na língua e pressione-a contra o céu da boca. Isso fará o cérebro liberar endorfina, substância que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar. A endorfina é considerada um analgésico natural.

9. Removedor de tinta

Você acabou de pintar aquele antigo baú ou banquinho de madeira. A obra de arte está perfeita, mas suas mãos ficaram manchadas de tinta. Ao invés de usar aqueles diluentes fortes, que irritam a pele, misture 1 colher (chá) de açúcar e outra de óleo de oliva e esfregue nas mãos até a sujeira desaparecer. O óleo solta a tinta da pele e os grãos de açúcar, abrasivos, tiram as marcas mais teimosas - sem falar que, agindo como esfoliante, o açúcar deixa as mãos macias.

10. Tomates suculentos

Se você tem espaço para cultivar seus próprios tomates, aqui vai uma dica imperdível: para protegê-los de parasitas, coloque 1 colher (sopa) de açúcar no buraquinho onde vai plantar cada fruto. Combinado com a umidade da terra, o açúcar forma uma solução que desidrata os micro-organismos que atacam as raízes das plantas.

 

 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI