Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Descubra o que cada cor pode fazer por você

As mesmas tonalidades que admiramos no céu ou num campo florido podem preencher o nosso coração e a nossa mente com serenidade, coragem e compaixão. Aprenda a tirar proveito

Texto: Patrícia Affonso Publicado em 27/11/2015, às 12h41 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
cores - shutterstock
cores - shutterstock
Responda rápido e intuitivamente: o que é melhor — acordar cedo e deparar-se com um dia lindo ou abrir a janela e constatar que o tempo está nublado e cinzento? Ok, está fácil escolher a primeira opção. Afinal, a paisagem aumenta as chances de se sentir mais animada e disposta para enfrentar o dia. Pesquisas reforçam essa predileção, mostrando que os casos de depressão e até o número de suicídios são maiores em lugares onde o tempo fi ca fechado e escuro. Além do fator climático, há outra razão para elegermos os dias claros: neles, a luz reflete e evidencia mais a presença das cores, que têm infl uência direta sobre o bem-estar e o humor. “A cor é uma frequência de ondas, refletida ao nosso redor e captada por nós. Cada nuance possui uma vibração específica que resulta num determinado efeito psicológico”, diz a terapeuta holística Angela Freitas (SP). Esse é o conceito básico da cromoterapia, prática terapêutica que consiste na utilização das cores para restaurar o equilíbrio físico e mental. A boa notícia é que ninguém precisa ficar à mercê da meteorologia para lançar mão dessa influência positiva e, assim, alterar o estado emocional. É possível recorrer a roupas, acessórios, pintura e até iluminação com a nuance que oferece as propriedades energéticas de que você necessita. Que tal mudar o seu dia para melhor com a ajuda de uma paleta colorida? Confira e invista!

Sinta-se inspirada com a cor lilás
A cor relacionada ao sétimo chacra — o coronário, localizado no topo da cabeça — é reconhecida por limpar as impurezas mentais e estimular a atividade cerebral. Por isso, nos ajuda a clarear as ideias e encontrar soluções certeiras. “É muito interessante utilizá-la no ambiente de trabalho”, diz Angela. O lilás (ou violeta) também auxilia na conexão com o plano superior. Mentalizá- lo amplia a sensibilidade e a concentração e pode reforçar o sexto sentido.

Encontre o equilíbrio com o azul
É o tom do chacra laríngeo, situado na região da garganta, e tem um papel fundamental em nossa comunicação pessoal. Estimula a capacidade de expressarmos sem temor os nossos sentimentos e ideias e também a importante habilidade de saber dizer não. Tranquiliza a mente e reduz tensões musculares decorrentes do stress. Cai superbem na decoração do quarto, pois ajuda a embalar um sono calmo e reparador.

Estimule a coragem com o vermelho
Já reparou como você se sente mais poderosa ao vestir uma peça dessa cor? É que, para começar, o vermelho está relacionado ao chacra básico — na base da coluna —, que é o responsável por nossa energia física. E mais: a tonalidade atua sobre o sistema nervoso e confere confi ança, iniciativa, disposição e força de vontade. O tom pode ainda auxiliar nos casos de apatia e depressão. Mas nada de exagerar! Em doses intensas, a cor nos deixa irritadiças.

Transmita amor e paixão com cor-de-rosa
Essa tonalidade está ligada à pureza dos sentimentos e na forma como você os doa aos outros. “O rosa representa o amor altruísta, o perdão e a liberação das mágoas”, explica Angela. Alguns exercícios simples podem ajudá-la a aproveitar o seu efeito positivo. Para reverter um quadro de ira ou rancor com uma pessoa, mentalize feixes de luz rosa envolvendo-a por inteiro. Já o mal-estar causado por um ambiente hostil pode ser dissolvido se imaginar que está inalando a cor.

Aumente a energia com laranja
Associado ao chacra da sexualidade ou chacra umbilical, que fica logo acima do umbigo, o laranja inspira vitalidade e rege a capacidade de nos doarmos à vida. Tal como o sol, ele afugenta a escuridão e nos convida ao movimento. “É ideal para quando nos sentimos sem energia ou pessimistas”, diz Angela. Só evite o excesso dessa cor. “Ele pode causar agitação e irritabilidade”, diz a terapeuta Blanch Marie (SP)

Fortaleça a saúde com verde
É o tom correspondente ao chacra cardíaco, que tem um signifi cado de equilíbrio por fazer a ligação entre os três chacras superiores ou espirituais e os três mais baixos, os chacras da Terra. Esse balanço é fundamental para a manutenção da saúde. “O verde também é regenerador, por isso muitas vezes é utilizado em processos de cura e para ativar a imunidade. Ajuda ainda a controlar a pressão arterial”, pontua Angela.

Desperte a criatividade com amarelo
A cor do chacra do plexo solar, localizado na boca do estômago, é radiante, quente e excitante, tornando-se assim um poderoso antidepressivo. “A sua ação no sistema nervoso central estimula o intelecto, a concentração e auxilia na memorização”, diz Blanch. O tom fertiliza o terreno com ideias, que serão tocadas com otimismo e energia. “Também impulsiona na tomada de decisões”, completa.

Supere uma grande perda com dourado
A tonalidade remete à nobreza do ouro e revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afastando medos e pensamentos supérfluos. “Mas uma das propriedades emocionais mais interessantes do dourado é o estímulo da esperança e do recomeço — tudo o que precisamos para nos refazermos e seguirmos adiante após uma perda irreparável”, diz Angela.