Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Descubra os erros mais comuns na cozinha - e corrija-os!

Antes de preparar a próxima refeição, confira se está cometendo os erros abaixo (e aprenda a evitá-los)

Máxima Digital Publicado em 14/05/2015, às 17h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

cozinha
cozinha - Shutterstock
1. Usar faca sem corte 
Para cozinhar de um jeito mais rápido e preciso, afie os seus utensílios a cada quinze dias, de preferência num afiador de aço, de três a seis vezes de cada lado. 

2. Água na quantidade errada 
O seu arroz mais parece um ensopado? Você está usando água demais! Aqui vai um truque para acertar na medida: coloque os grãos na panela, nivele-os e toque o dedo indicador na superfície, verticalmente. Em seguida, ponha  água suficiente apenas para cobrir a ponta do dedo, conhecida como falangeta.

3. Tratar todos os alimentos do mesmo jeito 
Vai cozinhar carne ou peixe? Esquente bem a panela antes de começar — assim a superfície da comida fica intacta. Já cebola, alho e molhos pedem fogo baixo.  Caso contrário, eles desmancharão ou irão coalhar no utensílio. 

4. Não tomar cuidado com a panela antiaderente  
Elas são fáceis de limpar e exigem menos óleo no preparo da comida, mas é preciso cuidar bem da superfície. Por isso, só use utensílios de madeira ou silicone, que não arranham, e evite colocá-las na lava-louças. Importante: nunca ponha a panela quente na água gelada — ela corre o risco de deformar.  

5. Não deixar a carne repousar antes de servir 
Como as fibras se contraem na hora do cozimento, embrulhe a carne levemente num pedaço de papel alumínio e reserve por cinco minutos. antes de levá-la à mesa. Essa dica faz com que ela fique mais suculenta. 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI