Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Desperte a sua criatividade com 3 dicas infalíveis

Por mais que você não acredite, você é uma pessoa criativa! Anote as dicas da psicoterapeuta Maura de Albanesi e trabalhe este lado que pode render muitos frutos positivos!

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 22/09/2015, às 12h46 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
criatividade - Shutterstock
criatividade - Shutterstock
Quantas vezes você repetiu a frase "não sou criativa" por simplesmente não conseguir, em um momento especifico, pensar em algo diferenciado para a situação? Apesar de acontecer mais de uma vez ao longo da vida e com muitas pessoas, a sentença é um engano dos grandes! Segundo a psicoterapeuta Maura de Albanesi, todos nós somos criativos, principalmente quando o assunto é criatividade adaptativa. "O que talvez você ainda não saiba é como usá-la. E a criatividade adaptativa é quando você analisa quais os recursos que tem, faz uma lista de possíveis soluções e escolhe a melhor delas", diz Maura. Ela explica: "Por exemplo, eu tenho uma bota. Essa bota serve para mim como um calçado, obviamente. Mas eu posso usá-la também para servir de calço para uma porta ou matar uma barata. Esse último caso é mais comum e você provavelmente já fez: então em algum momento você usou da sua criatividade adaptativa, aproveitando os recursos que tem para adaptar à necessidade. Com essa criatividade, você amplia o rol de possibilidades e abre a sua mente." 

Desperte a criatividade em 3 passos indicados pela profissional:
1. Acredite: há um ser criativo dentro de você
"Criatividade não é um talento raro, a ser usufruído por poucos sortudos ou ‘escolhidos’. É uma parte natural do pensamento humano e para chegar até ela, você só precisa pensar."

2. Liberte-se da censura
"Após pensar, coloque no papel seus pensamentos — até os mais absurdos. E não tenha medo de colocá-los em pauta. São as ideias incomuns que trazem grandes resultados."

3. Não acredite que as circunstâncias só te dão uma opção
"Afaste-se do pensamento negativo de que certo problema só te dá uma solução. A maioria dos problemas da vida não é um ‘checkmate’. Pense melhor e adapte-se ao que é possível."