Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Mulher Moderna / Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher | O que as mulheres querem neste 8 de março

Saiba a origem desta data comemorativa

MÁXIMA Digital Publicado em 08/03/2019, às 10h36 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eliana, Taís Araújo e Marina Ruy Barbosa - Reprodução/Instagram
Eliana, Taís Araújo e Marina Ruy Barbosa - Reprodução/Instagram

Todos os dias são de todos, mas, desde o século passado, em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. 

Algumas celebridades se manifestaram nas redes sociais nesta data. Eliana, por exemplo, compartilhou um vídeo dizendo: "Que a insegurança não te impeça de acreditar que você merece ser feliz". Taís Araújo deixou um recado da autora Chimamanda Adichie para as meninas e para as mulheres: "Amar é dar e receber". E Marina Ruy Barbosa escreveu um textão no Instagram chamando as mulheres à sororidade.

Origem

Uma das histórias de origem do Dia Internacional da Mulher foi uma grande passeata de operárias que aconteceu na União Soviética, em 1917, para manifestar oposição ao Czar da época e à Primeira Guerra Mundial. -- Curiosidade: no antigo calendário soviético, 8 de março é 23 de fevereiro.

Também é conhecido o fato de que, em março de 1911, 146 trabalhadores -- deles, 125 mulheres -- morreram devido a um incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos. Isso deu origem a uma luta por condições dignas de trabalho.

Mas e em 2019? O que as mulheres querem? A MÁXIMA Digital fez uma galeria com os pedidos de mulheres que usaram a hashtag "Troco flores por".