Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dilema resolvido: aprenda a lidar com situações delicadas

Dúvidas que passam pela nossa cabeça em momentos específicos podem ter soluções simples e educadas. Confira

Máxima Digital Publicado em 17/08/2015, às 17h50 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
dilema resolvido - shutterstock
dilema resolvido - shutterstock
1. Emprestei dinheiro para uma amiga só que na data combinada para o pagamento ela não comentou nada. Devo cobrá-la? 
R: A situação é muito chata, mas você não deve se sentir desconfortável ao cobrar a dívida - afinal, foi sua amiga quem pediu o favor. Numa conversa descontraída, dica que estará sempre disponível para ajudá-la, porém, neste momento, você precisa da quantia. Agenda a devolução para o mais breve possível.

2. Vou dar uma festa no meu aniversário e não quero convidar todos os colegas de trabalho. Como resolver?
R: Você tem todo direito de chamar somente as pessoas mais próximas. No entanto, deixe claro que será um evento intimo. Se alguém que não foi convidado perguntar da festa, explique com naturalidade que convocou familiares e amigos chegados.

3. Uma pessoa querida faleceu e estou pensando em escrever um post na pagina do Facebook dela. Posso?
R: Não há normas sociais para o luto e a internet, portanto não existe certo e errado. As dúvidas mais comuns sobre o assunto são: escrevo na timeline de uma pessoa da família, mando uma mensagem inbox para o parente ou escrevo na página do falecido (se ainda estiver no ar)? Saiba que algumas famílias até optam por deixar o perfil ativo como uma forma de recordar bons momentos e encontrar conforto em palavras de apoio. Outras excluem tudo para abrandar a dor. Conclusão: aja com bom senso e publique mensagens e imagens que tragam alento a quem ficou e não apenas sirvam para promover quem publicou.