Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Fernanda Motta: modelo, empresária, esposa, mãe e, agora, atriz

Fernanda Motta encara novos papéis sem medo. O segredo para se dar bem em tudo o que faz? Seguir a intuição e investir num dia a dia cheio de praticidade

Texto: Patrícia Affonso / Fotos: Rogério Pallata Publicado em 10/02/2016, às 09h50 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Motta: modelo, empresária, esposa, mãe e, agora, atriz - Rogério Pallata
Fernanda Motta: modelo, empresária, esposa, mãe e, agora, atriz - Rogério Pallata
Quem já conquistou uma posição privilegiada na vida geralmente desacelera os motores e entra na chamada zona de conforto — como se não precisasse seguir adiante. Essa atitude, no entanto, não combina com a top Fernanda Motta, 34 anos. A bela, que brilha em passarelas e campanhas internacionais, já foi apontada como uma das modelos mais sexy do mundo, se destacou apresentando o programa Brazil’s Next Top Model (2007 a 2009) e os quadros Dança da Galera e Giro Internacional, no Domingão do Faustão (2012 a 2014). No fim do ano passado, encarou um desafio novo: participar da novela Totalmente Demais, da TV Globo, interpretando a modelo Daniele LiebDich. Mesmo não sendo difícil para Fernanda, já que ela conhece muito bem o universo da personagem, isso não diminuiu a sua cobrança sobre o próprio desempenho. “Apesar de termos a mesma profi ssão, a Daniele não existe. Tive que atuar com outra história de vida. Quando me vi na televisão não me reconheci. Estava com um olhar que não era o meu, usando palavras que não estão no meu repertório. Fiquei orgulhosa e com a sensação de missão cumprida”, conta. Se virão outros trabalhos como atriz pela frente? “Espero que sim, porque eu amei a experiência”, revela. Conheça a história e a rotina da modelo a seguir.

Trilha estrelada
Nascida em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, Fernanda não tem nada em comum com o estereótipo da menina bonita, de cidade pequena, que sonha conquistar fama. “Nunca pensei em virar modelo. Queria ser arquiteta”, lembra. Foi numa viagem de férias para o Espírito Santo que os rumos começaram a mudar. Enquanto caminhava na praia, a beleza da jovem de 16 anos chamou a atenção de um olheiro ligado a uma agência de modelos. “Ele insistiu para que eu fosse para São Paulo fazer um book. Eu não estava empolgada, a ideia não me atraía”, confessa. Foi a mãe, Claudia, 63 anos, quem deu o empurrãozinho que a ajudaria a alçar voo em direção à grande escolha da sua vida. “Ela disse que todo mundo tem o direito de se arrepender, mas que se lamentar por algo que a gente nem sequer tentou era muito triste”, conta. Então, meses depois, no dia do seu aniversário de 17 anos, ela seguiu a voz do coração e fotografou a sua primeira capa de revista. “Em 2013, me mudei para Nova York e a carreira deslanchou ainda mais.” O currículo invejável não deixa dúvidas do prestígio da morena: Fernanda já foi garota-propaganda de marcas como Rolex, Cartier, Pantene, Avon e Iódice. “Adoro atuar e me encontrei muito como apresentadora, mas sou modelo, e isso nunca vai sair da minha história”, afirma. Bem-recebida pelo público e entrosada com o elenco, a top diz que o preconceito com o intercâmbio nas profissões existe, sim, mas que, felizmente, não foi uma vítima. “Acho isso uma bobagem, pois tem espaço para todo mundo. Quando eu comecei a trabalhar como modelo, as atrizes não faziam capas de revista nem campanhas. As coisas mudaram, então não há por que as modelos não atuarem na TV também”, opina. 

Cheia de atitude
Apesar da pouca idade, Fernanda já contabiliza 15 anos de casada com o empresário gaúcho Roger Rodrigues, 37 anos. Foi ela quem tomou a iniciativa para oficializar a união. Durante uma pausa para um chope a bela mais uma vez ouviu a intuição e mandou a pergunta: “Quer casar comigo?”. A resposta não foi exatamente a esperada. “Ele pediu um tempo para pensar, pois éramos muito jovens. Fiquei meio brava, mas entendi.” Um mês depois, voltei de uma viagem ao Nordeste e ele me levou do aeroporto direto para a igreja. Já tinha pensado em tudo, comprado as alianças. Casamos ali, só nós dois, e depois de alguns dias oficializamos no cartório”, conta. O segredo da união sólida, duradoura e discreta? “Respeitar o espaço e torcer pelo sucesso do outro. Temos a sorte de, além de nos amarmos, sermos muito parceiros e cúmplices nos nossos sonhos e projetos. Ele é o meu amor, amigo, amante, sócio. É tudo!”, derrete-se. O casal levou 12 anos para encomendar a primeira filha, Chloe, de 1 ano e 10 meses. “Nunca tive aquele desejo incontrolável de casar e ser mãe. Eu queria, mas não fazia planos nem colocava prazos”, fala. Apesar de coruja, Fernanda engrossa o coro de mães que acreditam que a realização pessoal é uma aliada e tanto para quem deseja criar os fi lhos com mais qualidade e equilíbrio. “A minha filha é a melhor coisa da minha vida. Mas sempre trabalhei e não mudei a rotina por causa da maternidade, adaptei as necessidades da Chloe às minhas”, entrega. Aos finais de semana a bela faz questão de cuidar da pequena sem a ajuda da babá. “Sou muito presente.” 

Beleza natural
Nem é preciso dizer que Fernanda tem uma genética privilegiada. Prova disso foi a facilidade para voltar à boa forma após a gestação. “Engordei 11 kg e, um mês após o parto, já havia perdido 12.” E isso, acredite, sem neurose ou esforço excessivo. Os hábitos alimentares da modelo ajudam — e muito. É que ela não é muito fã de doces, lanches e guloseimas. “Gosto de comida de verdade e não exagero na porção”, diz. O seu prato preferido não poderia ser mais simples: arroz, feijão, frango e farofa. Para queimar as calorias e tornear o corpo, ela adere às caminhadas e ao pilates sempre que pode. Vaidosa, a estrela também é fã de tratamentos de beleza, como massagens modeladoras e o Tripolar, aparelho de radiofrequência que estimula a produção de colágeno e queima gorduras localizadas. “Sou louca por cosméticos. Uso produtos importados, manipulados, os baratinhos de farmácia... Tenho creme para tudo”, revela. E esse cabelo de deusa? Há anos recebem os cuidados do hairstylist Marco Antônio de Biaggi, do salão MG Hair (SP).


Cabelo e make: Augusto Rebello (Capa MGT) / Edição de moda: Lalá Navarro