Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Mais paciência: dicas para criticar menos e não comprometer seu relacionamento

Críticas são um dos problemas mais comuns dentro de relacionamentos. Aprenda a lidar (e melhorar) com isso

Máxima Digital Publicado em 29/05/2015, às 11h52 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
casal - shutterstock
casal - shutterstock
Ele se queixa que está sendo muito criticado? Avalie o seu comportamento. Você é sempre assim ou está numa fase difícil? Ainda que quem critique faça isso com boas intenções, às vezes é preciso se colocar no lugar de quem está sendo bombardeado com tantas broncas. Isso pode ser suficiente para perceber como ele se sente e não detonar o casamento. A criticada é você? Imponha limites. Em geral, quem vive criticando se sente tão seguro que não teme ser deixado. Mostre ao parceiro que você não aceitará ser tratada mal e que, se ele insistir, comprometerá o  relacionamento de vocês. 

5 dicas para criticar menos:
1. Antes de partir para o ataque, identifique os reais motivos que a levam a julgar o outro. 

2. Passe alguns dias sem destacar as características negativas do parceiro. Não recrimine, não censure. Enfatize apenas as atitudes positivas. 

3. Faça uma lista das qualidades que mais admira no outro.

4. Evite os termos “você sempre” e “você nunca”. Na maioria dos casos, eles são injustos e exagerados e acabam agravando os conflitos. 

5. Não deixe assuntos mal resolvidos. Não conversar quando o problema surge faz com que ele fi que na mente e no coração e uma hora venha à tona como cobrança, crítica e irritação.