Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Mulher Moderna / DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MÊS DA MULHER: 7 coisas incríveis que foram inventadas por mulheres

Você sabia que a tão aclamada cervejinha foi desenvolvida por mulheres?

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 08/03/2021, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
7 invenções feitas por mulheres - FreePik
7 invenções feitas por mulheres - FreePik

Lugar de mulher é onde ela quiser! 

Neste Dia Internacional da Mulher, queremos te mostrar que não existem limitações para sua criatividade e dedicação.

Ao decorrer da história diversas mulheres mostraram que somos capazes de qualquer coisa! 

Listamos aqui algumas invenções essenciais, desenvolvidas por mulheres incríveis e que, com toda certeza, vão te surpreender e te deixar ainda com mais orgulho de ser quem é. 

1- Cerveja

Se você gosta de sentar, tomar uma cervejinha com os amigos e jogar conversa fora, saiba que quem inventou a cerveja foi uma mulher. No livro “Beer O’Clock: An Insider’s Guide to History, Craft, and Culture”, a historiadora Jane Peyton, relata que essa bebida foi desenvolvida por mulheres da Mesopotâmia, há mais de 10 mil anos. Elas eram responsáveis pela fabricação das cervejas, e nas tabernas, inclusive, a cerveja era considerada um presente de uma deusa. 

2- Banco Imobiliário

Criado por Elizabeth Magie no início do século XX, o game era chamado de ‘O Jogo do Senhorio’, e tinha como objetivo explicar uma teoria econômica a seus alunos. Nos anos 30, após a empresa Parker Brothers redesenhar o jogo, ele foi vendido como ‘Monopoly’. 

3- Computadores

Grace Hopper e Howard Aiken criaram em Harvard, 1944, o primeiro computador de grande capacidade, o Mark I. Ela também inventou o Flow-Matic, sistema de programação que traduzia a linguagem escrita para o processamento de dados. 

4- Kevlar, o material do colete à prova de balas

Enquanto fazia tecidos mais leves, com resistência térmica de amianto e com a rigidez da fibra de vidro, a química Stephanie Kwolek inventou o Kevlar, principal elemento utilizado na fabricação de coletes à prova de bala. O material também é utilizado para proteger motores de avião. 

5- Lavadora de louças automática

Josephine Cochrane criou a primeira lavadora de louças automática da história. Ela apresentou sua criação na Feira Mundial de Chicago, em 1893, o que atraiu a atenção de hotéis e restaurantes. Ela era neta de John Fitch, o inventor do barco a vapor.

6- Vidro transparente

Em 1935, Katharine Blodgett desenvolveu o vidro como conhecemos hoje, sem brilho ou reflexos. Ela foi a primeira mulher a obter o Ph.D. em Física na Universidade de Cambridge, em 1926. Após seu mestrado, foi contratada pela General Electric, onde aprofundou seus conhecimentos. 

7- Bote salva-vidas 

Entre as diversas criações da cientista Maria Beasely está o bote salva-vidas. Em 1882 ela percebeu a quantidade de pessoas que morriam em afogamentos e por isso criou a especialidade como a conhecemos hoje: segura, compacto e que não corre risco de afundar.