Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Mitos e verdades sobre o celular

Será que é ok deixar o aparelho carregando a noite inteira? É perigoso falar ao celular enquanto ele estiver carregando? A bateria pode viciar? Tire essas e outras dúvidas

Diane Neubüser Publicado em 22/04/2017, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Carregar o celular desligado faz com que ele carregue mais rápido
Carregar o celular desligado faz com que ele carregue mais rápido - Foto Shutterstock
Marcelo Castro, sócio da I2GO (empresa de cabos e acessórios) tira dúvidas corriqueiras sobre o uso do celular para garantir melhor desempenho e durabilidade do aparelho. Veja abaixo:

Posso deixar meu celular carregando a noite inteira, mesmo se ele já estiver completado 100% de carga?
Pode. Carregar o celular a noite toda não estraga a bateria. Os aparelhos deixam de receber energia quando chegam em 100% de carga.

Por quê meu celular demora a carregar no automóvel quando utilizo a entrada USB do carro? Qual é a solução para uma carga mais rápida?
O carregamento no USB é mais demorado por ter uma amperagem menor. Muitos carregam tão devagar que o uso de aplicativos podem gastar mais que o carregamento. A solução para uma carga mais rápida é usar um carregador veicular (conectado à entrada do acendedor). 

É melhor carregar o celular com ele desligado. Mito ou verdade?
Verdade. O Celular carrega mais rápido desligado, pois não consome bateria das outras funções e aplicativos.

Em dias de chuvas com trovoadas, não se deve falar ao celular se ele estiver carregando na tomada. Mito ou verdade?
Verdade. Durante trovoadas, a rede elétrica da residência pode ser afetada e consequentemente afetar o celular. Então é recomendado desplugar o smartphone da tomada durante esse período.

Para carregar o celular, devo deixar a bateria acabar por completo para não viciá-la. Mito ou verdade?
Mito, Na verdade as baterias de Litium atuais não viciam, elas se desgastam quando chegam aos limites ou seja, 0% ou 100%, a dica é manter a carga do celular sempre entre 20% e 80%.

Meu celular está carregando e quando ele atinge uma carga mínima que já dá para ser usado, tiro da tomada e vou colocando para carregar conforme vai acabando a bateria. Isso causa danos? Quais?
Não, o que importa é não deixar a bateria sempre zerar e carregar a 100%. ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI