Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Plantas na decoração

Veja opções naturais indicadas por uma designer de interiores para garantir um ambiente confortável e elegante

Diane Neubüser Publicado em 13/07/2017, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suculentas são coringas para decorar ambientes fechados - Foto Divulgação
Suculentas são coringas para decorar ambientes fechados - Foto Divulgação

Para Jordana Fraga, professora do curso de designer de interiores do Centro Europeu, cada canto da casa ou apartamento precisa trazer felicidade ao morador, sensação transmitida com frequência pelas plantas — especialmente as naturais. Quando colocadas em consonância às condições disponíveis – espaço, iluminação e pontos hidráulicos, por exemplo – elas podem transformar um espaço.

Plantas coringas

As suculentas são um exemplo de planta coringa, que funcionam em diferentes tipos de ambientes. “Você consegue montar seu próprio vaso com suculentas para uma mesa lateral ou de centro, transformando aquilo em uma marca personalizada”, sugere. Outra possibilidade é reservada às orquídeas, cuja sofisticação as tornam clássicos e, por consequência, uma aposta certeira. “Já os lírios são bem-vindos porque têm uma durabilidade mais longa, de seis meses, e são ideais para ambientes fechados”, complementa.

Plantas planejadas

A professora ainda faz uma ressalva. Assim como as cores, móveis e revestimentos, as plantas devem corresponder ao perfil do local. “É importante que as escolhas estejam de acordo com as preferências e necessidades dos moradores ou frequentadores do espaço. Ter esse cuidado garante a total harmonia na composição do ambiente”, finaliza.