Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Truques de decoração para ampliar ambientes pequenos

Veja como é simples valorizar a sua casa

Diane Neubüser Publicado em 16/01/2018, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sala com móveis baixos e pufes de apoio - Reprodução Pinterest
Sala com móveis baixos e pufes de apoio - Reprodução Pinterest

A designer de interiores Tássia Pereira compartilha dicas para deixar a casa maior e, ao mesmo tempo, funcional e aconchegante:

Iluminação

Invista na iluminação indireta, como arandelas e painéis iluminados nas paredes. Sancas no teto, spots embutidos e lustres pequenos também ajudam a criar a sensação de amplitude, já que não poluem visualmente o ambiente.

Mobiliário


Móveis com alturas mais baixas colaboram para que o campo visual do proprietário fique o mais livre possível.

Mobiliários versáteis e multiuso também auxiliam no aproveitamento de espaço, como por exemplo cama-baú, mesas retráteis, sofás-cama, buffets com portas e gavetas, gabinetes e nichos para guardar pufes.

Cores e texturas


Os tons da mobília e das paredes influenciam diretamente na perspectiva do espaço. “Paredes com texturas pesadas como grafiatos e mosaicos de pedra natural deixam o ambiente menor. Por isso indicamos tintas claras e neutras, bem como as cortinas na mesma linha de cores, evitando segmentação da parede”, aconselha a designer. As cores mais fortes para mobiliários podem ser pontuais, como estofado de uma poltrona, quadros mais coloridos ou um móvel.

Espelhos


Os espelhos duplicam o espaço por conta do reflexo. O ideal é pensar sempre em qual imagem o espelho irá refletir, dando preferência para que a imagem seja para áreas amplas, como varandas, corredores, ou que o reflexo traga a luz de janelas ou paredes lisas e claras. “Os espelhos devem ser grandes, de preferência do chão até o teto”, finaliza Tássia.