Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Veja as dicas da atriz Letícia Birkheuer, linda, leve e ligada no 220!

Está aí uma boa maneira de descrever a atriz, que brilha como Érika na novela global Império. Inspire-se nas dicas da estrela e aconteça em 2015

Máxima Digital Publicado em 30/01/2015, às 10h40 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Letícia Birkheuer - Danilo Borges
Letícia Birkheuer - Danilo Borges

Enquanto se preparava para a nossa sessão de fotos, Letícia Birkheuer, 36 anos, trocou mensagens com as amigas, deu instruções por telefone para a babá do filho — João Guilherme, de 3 anos —, agilizou a compra de uma fantasia para o garoto, leu as cenas de Império, gargalhou relembrando (e encenando) um vídeo que viu na internet, repassou a agenda dos próximos dias, conversou sobre vários assuntos... Com tanta energia, as 12 horas de gravação que ela tem encarado, quase todos os dias, para dar vida à jornalista Érika, não têm sido um problema. “É uma delícia interpretá-la. Estou feliz porque a participação da personagem só cresce”, conta. Mesmo querendo muito viajar — um dos seus hobbies — e curtir mais o fi lho, a atriz não está pensando em férias quando a trama acabar. “Torço para que pinte algo no teatro. Estou louca para fazer uma peça, um musical...”

Surpresas pelo caminho
Quem diria que a dramaturgia iria encantar tanto esta gaúcha de Passo Fundo? “Nem eu sabia. Tudo o que eu queria, lá atrás, era arrasar no vôlei”, lembra. A paixão e o talento para o esporte levaram Letícia a deixar a casa dos pais aos 14 anos. “Fui morar numa república em Porto Alegre para poder jogar no time da Sogipa (Sociedade de Ginástica Porto Alegre).” E foi na quadra, três anos depois de chegar ao clube, que o destino dela começou a mudar — um olheiro ficou encantado pela sua beleza e a convidou para ser modelo. “Na ocasião, não topei, mas fiquei pensando naquilo. Dois meses depois, fui para São Paulo ver como era esse universo e, três meses mais tarde, já estava em Milão. Nunca mais voltei para o vôlei nem para o Sul... Quer dizer, só para desfilar e visitar a família”, conta. A trajetória de Letícia nas passarelas foi brilhante — ela esteve entre as modelos brasileiras mais bem pagas e foi apontada pelo estilista italiano Giorgio Armani como a mulher mais bela do mundo da moda. No entanto, embora nem desconfiasse, novidades estavam por vir outra vez na carreira. “Em 2005, quando morava em Nova York, um produtor da Globo me convidou para fazer um teste para a novela Belíssima. Embora a personagem fosse uma modelo, eu não estava muito à vontade, achava que iam rir de mim. Quando topei fazer o teste, deu certo. Quatro horas depois fui contratada”, comenta. Desde então, já estrelou as novelas Pé na Jaca (2006), Desejo Proibido (2007) e Cama de Gato (2009), além de ter apresentado o quadro Menina Fantástica (2010), do Fantástico, e integrado o time da Dança dos Famosos (2010), do Domingão do Faustão. “Adoro o meu trabalho, sou disciplinada e crítica. Faço aulas de preparação com uma coach, assisto às minhas cenas, avalio a luz, presto atenção se repeti muito a mesma palavra, se fugi do tom da personagem... Quero evoluir sempre”, afirma.

Desafios da maternidade
Letícia fala de tudo com paixão, principalmente do filho JG — como ela gosta de chamá-lo —, fruto do casamento com o empresário Alexandre Fumanovich, de quem se separou em 2013. Coruja, a atriz é fotografada constantemente com o menino. “Somos muito ligados. Me programo para dedicar o máximo do meu tempo livre a ele. Porém, no dia a dia, como não tenho família no Rio e o pai dele mora em São Paulo, preciso armar um bom esquema com a babá para cuidar do João Guilherme”, comenta. E se a culpa é um sentimento universal quando o assunto é maternidade, Letícia, é claro, não fica imune. “A pior coisa é ter que trabalhar quando o seu filho está com febre, por exemplo. Mas sei que sou uma mãe melhor porque trabalho”, diz. Embora não seja o foco, a atriz não descarta a possibilidade de ter outro fi lho. “Se eu encontrar uma pessoa bacana, por que não? Mas agora estou solteira e mais exigente. Só vou namorar um cara que me faça bem e goste do meu fi lho. Enquanto isso, posso conhecer pessoas, sem compromisso. A gente só vai saber como é vivendo, não é?”

O mapa da beleza
Letícia é louca por cosméticos e tratamentos estéticos. “Estou fazendo radiofrequência uma vez por semana no rosto e no pescoço para estimular o colágeno e firmar a pele. A cada seis meses, aplico laser de CO2 e, uma vez por ano, ácido retinoico, ambos para combater os sinais do tempo e deixar o rosto lisinho”,  revela. Ela também adota rituais diários, como passar filtro solar e um creme com vitamina C na face  e um específi co para a região dos olhos. Sobre a boa forma, ela garante que as dietas mirabolantes ficaram lá nos tempos de modelo. “Hoje, acho mais bonito um corpo malhado do que magro. Então, faço musculação e crossfit na praia. Tento manter uma rotina de exercícios de pelo menos três vezes por semana, mas também me exercito por lazer: amo jogar tênis, andar de bike... Quanto à alimentação, não consigo seguir dieta, mas me controlo bem. Adoro vegetais e não tomo refrigerante”, entrega.

DE: LETÍCIA PARA: VOCÊ
Dicas para manter o pique nas alturas todos os dias

Goste do que faz - O trabalho nos toma muito tempo, então precisa ser prazeroso para não contagiar o humor e acabar com a motivação.
Mantenha um bom círculo de amigos - Enquanto as pessoas positivas ajudam você a deixar o astral lá em cima, as pessimistas roubam a sua energia. Fuja delas!
Seja grata à vida - Comemorar cada conquista e sentir gratidão pelas coisas mais simples, aquelas que fazem a diferença — ter casa, família, comida na mesa... —, reflete nas nossas emoções e até na saúde.
Cuide do seu dia a dia - Às vezes a gente liga o piloto automático e vai empurrando um dia atrás do outro, sem viver de fato. Assuma o comando!
Ligue o som - Está precisando de uma injeção instantânea de ânimo?  Recorra a uma playlist com as suas músicas favoritas.
Mexa-se! - Assim o corpo produz endorfina, que reduz o stress e a ansiedade e faz a gente se sentir melhor.