Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Na TV / Fique atenta

BBB20: Guilherme é acusado de praticar 'gaslighting' contra Gabi; Entenda o que termo significa

A acusação se refere à violência psicológica praticada pelo brother no relacionamento com a loira

Bruna Goularte Publicado em 27/02/2020, às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guilherme é acusado de praticar gaslighting com sua namorada, Gabi Martins - Globo
Guilherme é acusado de praticar gaslighting com sua namorada, Gabi Martins - Globo

O Big Brother Brasil 20 tem levantado diversos termos durante esta edição. Pautas como machismo, gordofobia, sororiedade, racismo e feminismo são frequentemente abordadas nas discussões dentro e fora do programa.

O assunto da vez é prática de 'gaslighting'com dois participantes. 

[Se você não sabe o que esse termo significa, fique tranquila! Essa matéria foi feita justamente para te ajudar com isso]

Um dos assuntos mais comentados é referente ao relacionamento de Guilherme Napolitano e Gabi Martins. Os dois já terminaram e voltaram diversas vezes durante as poucas semanas de confinamento e o principal motivo é a insegurança da sister sobre os sentimentos do companheiro por ela. 

A cantora já declarou se sentir desconfortável com a amizade de Gui com Bianca Andrade, enquanto a blogueira ainda estava confinada e, chorando, ela até fez um desabafo intenso com o boneco que fica pendurado na escada perto da cozinha: "Muitas vezes finjo que não vejo as coisas porque dói. Mas sei que é coisa da minha cabeça. Ele chega perto dela e fico meio mal. Não queria sentir isso, não. Fico com dúvidas se ele sentiu ou sente algo por ela. Só quero esquecer daquela cena. Eu bebo, olho pros dois e lembro".

Depois disso, o posicionamento do seu namorado foi claro. Disse apenas que era amigo de Bianca e que não iria se afastar da influencer, mas garantiu à Gabi que não quer ficar com a amiga. Segundo ele, tudo seria fruto da cabeça dela e ela estaria vendo "coisa onde não tem". Mesmo a loira sentindo que havia um "clima" por parte do namorado, ela preferiu acreditar nas palavras dele e voltar, mais uma, vez com o relacionamento dos dois. 

Na noite de terça-feira, 25, Bianca foi eliminada do BBB20 e o casal teve outro desentendimento. Sem saber como agir, ela acabou preferindo se afastar ao ver a reação inconsolável do brother com o resultado do paredão.

"Preciso ficar sozinha", disse ela.

Em seguida, em uma conversa com Mari Gonzalez, a cantora revelou que não conseguiu superar as investidas de Bianca no companheiro, e que realmente ficava incomodada com a "amizade" dos dois.

Após perceber a reação da namorada, ele decidiu conversar sobre a situação: "Foi um fato que ela errou. Eu não fiz absolutamente nada. Agora o que eu vejo em você, é que por traumas seus, você acredita que talvez eu não sou uma pessoa legal. Porque se você quiser colocar na sua cabeça que eu não fiz nada, você põe. Só que eu não vou ficar implorando". 

O jeito que o brother falou com influencer foi tratado como manipulação pelos internautas. "Esse Guilherme é o pior tipo de macho que existe. Vivia atrás da Bianca. Agora joga a culpa TODA na Bianca. E ainda tenta fazer a Gabi pensar que tudo não passa de loucura da cabeça dela, usando contra a garota, traumas que um dia ela sentiu confiança em contar pra ele", apontou uma seguidora. 

Essa história toda fez com que os seguidores acusassem Guilherme de gaslighting.

O termo faz referência à violência psicológica praticada por ele que, consequentemente, exemplifica comportamentos machistas que ele tem. O discurso usado por pessoas que praticam o gaslighting coloca, naturalmente, a mulher como inferior, louca, desestabilizada e frágil no dia a dia, na vida pessoal ou profissional.

Além disso, é uma forma de abuso psicológico em que informações são omitidas, distorcidas ou inventadas para fazer com que a pessoa duvide de si mesma e de seus sentimentos, percepções e em casos piores, até da sua sanidade mental. 

Gizelly também notou como o modelo trata a parceira e declarou que o relacionamento dos dois é abusivo. "A menina era um passarinho, agora só chora. O meu ranço por conta de podar ela", disse em conversa com Rafa Kalimann, Pyong Lee e Thelma Assis. "Eu passei quatro anos [em um relacionamento abusivo]. Começa assim", acrescentou ao desabar sobre sua situação. 

O incômodo é tão grande por parte da capibaxa que ela foi conversar com o modelo: "Eu nunca fiz nada pra ela, eu juro pela minha mãe", se defendeu o paulista. "Para de ficar podando ela", rebateu a advogada. 

Diante do caso complexo, a atriz Mariana Xavier também comentou sobre o caso: "Fiquei bufando de raiva ao vê-la mais uma vez pedindo desculpas e resolvi escrever sobre esse mecanismo de dominação que acaba com a nossa autoestima. O nome bonito é #gaslighting . Em português claro é uma manipulação psicológica cruel".

Ela ainda acrescentou um alerta para suas seguidoras: "Tá cheio de boy assim por aí. Lobos em pele de cordeiros. E se diante das câmeras agem assim, imagina o que fazem na surdina. Fiquem atentas!".

Vale lembrar que a mineira entrou no Big Brother e suspendeu o uso de seus antidepressivos - um risco para o tratamento da doença. Até mesmo suas reações exageradas podem ser explicadas pela falta do medicamento.