Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Na TV / Big Brother Brasil

BBB21: Lumena critica comportamento ofensivo de brothers por performarem estereótipos

Os brothers entenderam o ponto da psicóloga e se desculparam

Máxima Digital Publicado em 27/01/2021, às 17h41 - Atualizado às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BBB21: Lumena critica comportamento ofensivo de brothers por performarem estereótipos - Reprodução/ Instagram
BBB21: Lumena critica comportamento ofensivo de brothers por performarem estereótipos - Reprodução/ Instagram

Nesta quarta-feira, 27, os participantes do BBB21se envolveram em uma polêmica após uma ação entre os confinados.

Tudo começou após os brothers, Caio, Fiuk, Rodolffo, Gilberto e Projota, se reunirem para promover uma brincadeira na qual eles se maquiavam e vestiam roupas femininas.

Sarah e Juliette, por sua vez, foram contar para Caio que a DJ e psicóloga, Lumena, apontou que era problemático um homem hétero passar maquiagem e fazer uma performance imitando de maneira jocosa um homossexual afeminado ou transsexuais.

A psicóloga destacou que o fazendeiro precisava ressignificar a ideia de maquiar homens. “Pessoas se maquiam para serem reconhecidas, é algo muito sério, não é apenas uma brincadeira, é identitário”, apontou a sister.

"Sua brincadeira, em mim, tocou em um lugar muito violento. Eu sei que você não sabe, porque eu sei que você não tem amiga trans ou travesti, então você nunca ouviu o que eu ouvi. A brincadeira chegou grandão em mim. Eu tava com uma imagem massa sua.", começou dizendo Lumena.

Caio se justificou e disse que já viu filhos de funcionários apanharem por serem gays ou usarem maquiagens.

"Eu fui pego de surpresa por você, eu venho de um meio diferente que o seu, nem melhor nem pior. Meu meio é de um machismo extremo!", justificou Caio, que pediu desculpas para a sister em seguida: "Peço perdão, peço desculpas. Não foi com nenhuma intenção. Foi com a intenção só de fazer as meninas brincar com a maquiagem".

Antes disso, Lumena conversou com os outros participantes sobre o assunto: "Caio apresentou uma performance ontem, hoje descendo a escada ele trouxe outra performance, é diferente", criticou, apontando as crianças que são podadas em suas identidades por não se adequarem aos padrões.

Nego Di concordou com ela após entender os argumentos: "Imagina se todo mundo que é branco subisse e descesse com a cara toda pintada de preto, fazendo gesto que negro faz. Aí eu comecei a sentir dor e agora te entendo", refletiu sobre black face.

Após a confusão, todos os brothers entenderam o ponto da Lumena e se desculparam. Pocah chegou a dizer que DJ foi necessária com a discussão. "O Rodolffo tava ali perguntando pro Gil se ele se sentiu ofendido. Mas não é só o Gil, é o Brasil. Tá errado e pronto. Tem que assumir. Aí ele foi perguntar pq ela não foi falar direto com o Caio enfocou com todo mundo”, disse a cantora.