Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Na TV / A Fazenda 13

‘Masculinidade tóxica’, diz psicóloga sobre mentiras de Erasmo Viana em A Fazenda

Maria Rafart falou que esse tipo de comportamento é comum entre os homens

Máxima Digital Publicado em 25/10/2021, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
‘Masculinidade tóxica’, diz psicóloga sobre mentiras de Erasmo Viana em A Fazenda - Instagram
‘Masculinidade tóxica’, diz psicóloga sobre mentiras de Erasmo Viana em A Fazenda - Instagram

Quando se trata de mulheres, Erasmo Viana, participante de A Fazenda 13, parece querer sempre contar vantagem, mesmo que para isso precise inventar histórias que o engrandecem diante de outras moças.

Durante o confinamento no reality rural, Erasmo já se enrolou com mentiras sobre duas peoas: Erika Schneider e Marina Ferrari. Apesar de parecer, para a psicóloga Maria Rafart, o modelo não pode ter seu comportamento considerado como narcisista.

“Embora saibamos que sujeitos com personalidade narcísica tenham a mentira como estratégia de comportamento para manipular, nem todo uso sequencial de mentiras passa a indicar que a pessoa seja narcisista. A personalidade narcisista, para ser um transtorno, possui um forte elemento de manipulação e outros sintomas, e ainda não pude registrar esse conjunto no comportamento de Erasmo na Fazenda 13.
Ao mentir sobre seus relacionamentos com Erika e Marina, o que transparece no discurso de Erasmo é a fanfarronice típica de um ‘macho alfa’: é ele quem é assediado, é a mulher que não está à sua altura. A mulher não é boa de cama. A mulher o assedia no direct da rede social”, explicou.

A especialista ainda cita um fator nas posturas de Erasmo que é muito comum entre homens: “Na masculinidade tóxica, homens estão acima de mulheres numa presumida hierarquia social. Logo, eles seriam o troféu pelo qual toda fêmea anseia. É o homem que dita as regras, é ele quem escolhe. O estereótipo de ser forte, independente e durão está presente em várias das atitudes de Erasmo na casa, e é bem isso o que caracteriza a masculinidade tóxica”.

No caso de Erika, com quem Erasmo já viveu um affair do lado de fora do programa, não ele afirmou não ter levado a relação a diante por considerá-la sem conteúdo, superficial e rasa. No entanto, quando o romance dos dois se tornou público, Erika prontamente negou tudo - enquanto Erasmo confirmava - porque ela não queria dar continuidade ao relacionamento com o modelo.

Já no caso de Marina, Erasmo afirmou que a influencer dava investidas nele quando, na verdade a equipe dela o desmentiu ao mostrar mensagens trocadas no Instagram. Nelas, Erasmo é quem aparece sempre puxando assunto e elogiando Marina.