Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Na TV / Mais Você + BBB21

No ‘Mais Você’, Lumena comenta sobre relação com Carla Diaz: “Não consegui ter o sentimento de sinceridade”

A psicóloga explicou à Ana Maria Braga que as questões raciais também apareceram, mas teve mais coisas

Máxima Digital Publicado em 03/03/2021, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No ‘Mais Você’, Lumena comenta sobre relação com Carla Diaz - Instagram/Twitter
No ‘Mais Você’, Lumena comenta sobre relação com Carla Diaz - Instagram/Twitter

Nessa quarta-feira, 3,Lumena participou do Mais Você para o Café da Manhã do eliminado. Como manda a regra, quem deixa o Big Brother Brasil 21 é recebido por Ana Maria Braga para conversar sobre questões do reality show.

Ana Maria: “Eu acho que nós somos muito mal-informados”.

A apresentadora e a psicóloga receberam o depoimento e Luana Genot, especialista em pesquisa na área de Raça e Etnia, para explicar o termo branquitude, usado por Lumena para falar sobre sua relação com Carla Diaz.

“Branquitude é o branco no centro. O positivo, o belo. É importante que a gente tenha consciência de que a cor ainda importa no Brasil. Que o branco tem mais oportunidades. A gente precisa batalhar para acabar com isso”, explicou Luana Genot.

Lumena comentou sobre sua visão sobre o tema no BBB21:“O BBB é um micro laboratório social, nós vamos com tudo que nossa história reverbera. Obrigada por esse espaço, para contribuir um pouco com o meu sentimento. Lá, transcende o debate estrutural. A gente analisa a sociedade, os processos de desigualdade, de opressão. Eu não consigo me ausentar de processos que fazem parte da minha vida.”.

“Eu sou uma menina negra que cresceu com pouquíssimas representatividades. Eu amo o entretenimento brasileiro e eu não tenho muitas referências. O entretenimento brasileiro tem mulheres parecidas com a Carla.”, disse.

Lumena deixou claro que as questões com Carla continham mais situações para que não desse certo: “A gente começa a ver como cada um se molda para ir em busca do prêmio. Não é sobre a mulher que reproduz o racismo. Os comportamentos que ela tem são resultantes da maneira como ela se posiciona na sociedade.”.

A psicóloga disse que não sentiu sinceridade em seu relacionamento com a atriz: “Interlocuções sinceras que eu consegui fazer com a Viih, Sarah, Juliette. Com a Carla, eu não consegui ter o mesmo sentimento: de sinceridade. Foi o que foi possível fazer lá dentro.”.

“Ruídos em forma de jogo”, disse.

Por fim, Lumena disse que esse não era o intuito no jogo: “Eu não fui pro reality para falar sobre isso. Na jornada com ela, foi possível trazer os debates de relações raciais".