Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Receitas / Funciona?

Balinhas de vitaminas crescem o cabelo?

A Dra. Fernanda Cortez explicou sobre as famosas balinhas de "gummy" que fazem o maior sucesso e são divulgadas pelas blogueiras na internet

Máxima Digital Publicado em 14/03/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Balinhas de vitaminas crescem o cabelo? - Freepik
Balinhas de vitaminas crescem o cabelo? - Freepik

As balinhas de vitaminas crescem o cabelo? Se você ronda as redes sociais, já deve ter se deparado com as as famosas balinhas de "gummy" que fazem maior sucesso e são divulgadas pelas blogueiras na internet.

A Dra. Fernanda Cortez, Nutróloga e Ortomolecular, explicou sobre as famosas balinhas de "gummy" que faz maior sucesso e é divulgado pelas blogueiras na internet. 

Logo de cara, a especialista já disse que as balinhas não fazem o cabelo crescer e explicou o que acontece.

"Não. Para fazer um tratamento que acabe com a queda capilar ou faça o cabelo crescer, é necessário ter o entendimento da causa, saber o porquê não está crescendo e tendo tanta queda. Existem diversas doenças que fazem cair cabelo. Temos duas principais, a primeira é alopecia andro-genética, que é a calvície, uma doença genética mediada por um hormônio chamado DHT, que é di-hidrotesterona em que a gente tem uma exacerbação desse hormônio, como consequência a gente tem uma queda de cabelo muito maior e a segunda doença é eflúvio telógeno. O cabelo ele tem três fases, anágena de crescimento, catágena de estabilização e telógena que é a fase de queda, quando entramos no telógeno, temos uma dessa fase de queda e pode ser por vários motivos, como 'hipovitaminose', doenças autoimunes como hipotireoidismo, cirurgia recente, pós-covid, inflamação, essa inflamação que leva o cabelo a ficar com uma exacerbação da fase telógena.", disse. 

Ela continuou: "Então, a balinha funcionária se fosse por uma hipovitaminose, porque a goma não está absorvendo nada, a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, ela precisa estar num ambiente de lipídio de gordura para conseguirmos absorver melhor. Por isso que a cápsula da vitamina D quando tomamos oral ela é oleosa, então consumir essas balinhas em uma cápsula já não está mais absorvendo.".

Para fazer o uso das balas, tem que pedir orientação médica para verificar os resultados das vitaminas no corpo antes?

"O ideal é não só passar no médico antes de tomar as balinhas, mas antes de qualquer suplementação de vitamina. Fazer todos os exames selênios, zinco, vitamina D, B-12, ácido fólico, magnésio, porque tem muitas causas que impactam! Então é necessário fazer um exame de sangue e ai sim, pode tomar o remédio, sendo prescrito por um médico, porque aí ele vai ter a dose exata e individualizada para o paciente.", orientou a especialista.

E se usar muito? O que acontece? O uso excessivo pode causar reações adversas ou intoxicação por excesso de vitamina?

"O uso excessivo dessas balinhas não causa intoxicação, primeiro porque tem muito açúcar, mas pode causar uma glicemia alta.", explicou. 

BBB22: Quem você quer que seja eliminado?

  • Gustavo
  • Pedro Scooby
  • Vinicius

Fernanda Cortez (Nutróloga e Ortomolecular) - Formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina; Internship em Endocrinologia e Diabetes pelo Joslin Diabetes Center, da Harvard Medical School, em Boston – Estados Unidos; pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); pós-graduada em Nutriendocrinologia Funcional; e pós-graduada em Tricologia (medicina do cabelo) pela BWS.