Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Receitas / Cronograma capilar

Cabelos saudáveis agora! Precisa de ajuda com os fios? Aprenda o passo a passo para montar seu cronograma capilar

A influenciadora Andressa Ganacin explicou tudinho sobre essa salvação capilar

Máxima Digital Publicado em 23/08/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como montar seu cronograma capilar - Freepik -  Pantimetr
Como montar seu cronograma capilar - Freepik - Pantimetr

O Cronograma Capilar está entre os temas mais comentados quando os assuntos são cuidados e saúde dos cabelos... Mas uma dúvida ainda é muito recorrente: como montá-lo?

Hidratação, nutrição ou reconstrução? O que devo fazer? Quantas vezes devo aplicar os produtos? 

Para colocar um fim em todas as dúvidas, a influenciadora Andressa Ganacin conversou com a Máxima Digital explicou o passo a passo de como montar sua rotina para manter os fios saudáveis.

MÁXIMA DIGITAL: Cronograma capilar, o que é?

ANDRESSA GANACIN:Já dizia o grande filósofo: “Nem só de Hidratação, viverás o seu cabelo.” Cronograma Capilar é uma “agenda dos cabelos”, onde descobrimos as necessidades dos nossos fios e programamos essa “agenda”, intercalando o uso de produtos de HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO. Que são as três etapas necessárias para todo cabelo ter o máximo de saúde. E sim, um Cronograma Capilar é o segredo de um cabelo incrível! Além de manter o máximo da saúde dos seus fios, também pode recuperar qualquer cabelo por mais danificado que esteja.

MÁXIMA: Quem pode fazer o cronograma capilar?

ANDRESSA:Os principais casos são de quem precisa recuperar seu cabelo, seja porque está poroso, quebradiço, desidratado, com pontas duplas, sem brilho. Na grande verdade, todas as pessoas deveriam fazer o Cronograma Capilar e aderir para a vida, é ele que vai manter o cabelo com muita saúde.

MÁXIMA: Como montar um cronograma capilar?

ANDRESSA:Nós montamos o nosso Cronograma Capilar, de acordo com as necessidades do fio. Por exemplo, se o fio está armado, ressecado, sem brilho e desidratado, ele requer HIDRATAÇÃO. Se o seu cabelo está com muito frizz, sem balanço e desalinhado, ele necessita de NUTRIÇÃO. Já se o seu cabelo está muito fino, elástico, quebradiço e cheio de pontas duplas, ele precisa de RECONSTRUÇÃO. O nosso cabelo precisa SEMPRE de todas essas etapas para ser saudável, então para conseguirmos suprir o que ele precisa, nós intercalamos cada etapa.

Exemplo de um cronograma mensal:

1* semana: HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – HIDRATAÇÃO.

2* semana: NUTRIÇÃO – HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO.

3* semana: RECONSTRUÇÃO – HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO.

4* semana: HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – HIDRATAÇÃO.

As etapas de HIDRATAÇÃO e NUTRIÇÃO são sempre as mais usadas no Cronograma Capilar, já a etapa de RECONSTRUÇÃO vai da demanda do cabelo. Em um cabelo já recuperado, geralmente se faz apenas uma vez no mês essa etapa, mas se o cabelo estiver necessitando de restauração imediata, por estar muito fino ou quebradiço, você pode colocar até duas vezes no mês a etapa de RECONSTRUÇÃO.

MÁXIMA: O que é a hidratação capilar?

ANDRESSA:A hidratação capilar repõe a água dos nossos fios, geralmente os produtos à base de plantas e frutas fazem esse papel maravilhoso.

MÁXIMA: O que é nutrição capilar?

ANDRESSA:A nutrição capilar, ou também conhecida com umectação, devolve os lipídios do nosso fio e também ajuda no controle de oleosidade. Produtos a base de óleos e manteigas trazem muita nutrição para o cabelo.

MÁXIMA: O que é reconstrução capilar?

ANDRESSA:A reconstrução capilar é responsável por devolver a proteína e o colágeno. E produtos que contenham proteínas, queratinas, aminoácidos, arginina, fazem esse papel brilhantemente.

MÁXIMA: Como é o seu cronograma capilar? Pode contar pra gente?

ANDRESSA:Meu Cronograma Capilar á anos é igualzinho ao exemplo que dei acima.

1* semana: HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – HIDRATAÇÃO.

2* semana: NUTRIÇÃO – HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO.

3* semana: RECONSTRUÇÃO – HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO.

4* semana: HIDRATAÇÃO – NUTRIÇÃO – HIDRATAÇÃO.

Só vou alternando os produtos sempre.