Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Receitas / Chimarrão

Chimarrão: conheça os benefícios da bebida e aprenda o passo a passo de como prepará-lo

A modelo gaúcha Paloma Wojahn ensinou a receita de como fazer o drink típico do território sul

Máxima Digital Publicado em 21/04/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chimarrão: aprenda o passo a passo de como prepará-lo - Divulgação
Chimarrão: aprenda o passo a passo de como prepará-lo - Divulgação

Quem nunca viu um gaúcho segurando seu chimarrão, não é mesmo? Companheiro de todas as horas, o chimarrão é mais do que uma simples bebida feita com erva-mate. Ele é um símbolo cultural do sul do Brasil, inspirando uma tradição de gerações e gerações de pessoas que são fãs da bebida.

A modelo Paloma Wojahn não esconde suas origens e não deixa de lado sua bebida gaúcha diária.

Ela, que vive no México, embarcou para o país com seu kit preparado para preparar seu chimarrão. Cuia, bomba térmica e erva de chimarrão, a modelo está sempre pronta para não ficar sem sua bebida favorita.

“Agora como estou fora do país, tomo um pouco menos, pois a erva só se encontra no sul do Brasil. Mas sempre tenho um pacote na mala. Pelo menos uma ou duas vezes na semana, estou saboreando meu chimarrão e levo meu kit comigo para todos os lados”, contou.

Ela falou sobre o lado cultural da bebida: “Tomar chimarrão era o momento do dia em que a família se reunia para conversar e ficar todo mundo junto. Quando se quer reunir amigos e família, é uma das principais opções dos gaúchos”.

Feito a partir da erva-mate, planta nativa da América do Sul, o chimarrão também pode ser misturado a diferentes chás, como o verde e o hortelã. Além de ser tradicional e saboroso, ele oferece alguns benefícios à saúde. A bebida auxilia na digestão, possui propriedades antioxidantes, elimina a fadiga, estimula a atividade física e ainda reduz a retenção de líquidos.

“A socialização entre amigos e parentes também é um destaque do chimarrão. Ele não é só uma bebida. A tradição na hora de tomar faz com que as pessoas se aproximem mais e deixem de lado a tecnologia por um momento, o que faz bem para a mente e para o coração”, disse Paloma.

A modelo ensinou o passo a passo de como preparar um chimarrão típico do território sul do país.

“A primeira opção é colocar água até alcançar um pouco mais da metade da cuia e colocar a bomba, fechando a parte superior. Em seguida, coloque um pouco de erva no lado contrário e preencha a água. Depois, basta acomodar a erva”, ensinou.

“A água deve estar quente, porém não pode ser fervida, pois isso amarga o chimarrão.”, acrescentou.

A modelo ainda ensinou uma maneira mais prática de preparar a bebida: “A outra maneira é colocar preencher com a erva dois terços do tamanho da cuia e ajeitar a erva de um lado da cuia em posição inclinada. Você pode proteger a erva com a mão para que não caia e ainda utilizar a bomba para acomodar a erva. Em seguida, preencha a cuia de água e depois coloque a bomba, lembrando de tampar a parte superior com o polegar”.