Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Hábitos para mudar agora!

7 hábitos que quebram os fios e talvez você não saiba; Rodrigo Cintra explica um por um

Desembaraçar o cabelo molhado é um deles, confira os outros e mude sua rotina agora

RODRIGO CINTRA Publicado em 26/03/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
7 hábitos que quebram os fios e talvez você não saiba - Freepik
7 hábitos que quebram os fios e talvez você não saiba - Freepik

Você percebe os fios quebradiços no comprimento, com frizz no topo e pontas duplas? Boa parte dos seus problemas podem acontecer devido aos seus hábitos, sabia? Prestar atenção em como você manipula as madeixas desde a lavagem até a hora que vai dormir é fundamental para minimizar esses danos. Enumero os principais; confira. 

1 – Não usar protetor térmico

Se os fios já estiverem ressecados e você não usar o produto, eles quebram. O protetor térmico forma uma película contra as altas temperaturas evitando que os fios ressequem. Por isso sempre indico um CC Cream antes de ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss.

Andressa Suita ostenta fios brilhantes, resultado de muito cuidado. Por isso, invista no CC Cream. 

2 - Prender as madeixas com “elástico de dinheiro”

Presilhas de ferro, ou que têm muitas garrinhas e o bico de pato, todos podem ajudar a deixar os fios quebradiços em dois momentos. O primeiro é quando o acessório fica pressionando o cabelo, principalmente se você diariamente e por muito tempo. E o segundo momento é quando você vai retirar o acessório. Não tem como não danificar. Por isso, prefira elásticos encapados ou de silicone, e deixe mais frouxo, grampos e até palitos orientais são ótimos para mudar o visual sem quebrar os fios.

Ariana Grande sempre está com os fios presos: use elásticos encapados.

3 - Prender os cabelos molhados

Não é ideal, pois pode causar a queda por tração. É que o fio molhado fica mais sensível e se rompe com facilidade. Deixe para prender quando as madeixas estiverem úmidas. E, mesmo assim, só use essa técnica de vez em quando, pois cabelo úmido e preso pode se tornar um ambiente para o crescimento de fungos.

Cabelos fortes e saudáveis, como os da atriz Bruna Marquezine, requerem atenção e cuidado diário.

4 - Pentear o cabelo pela raiz

Seria o normal, mas não é. Explico: se as pontas estão embaraçadas e você começa a pentear pela raiz, vai quebrar essas pontinhas. A sugestão é começar a desembaraçar as pontas, depois do meio para as pontas e, por último, da raiz para as pontas.

Para ter fios lindos, como os da atriz Claudia Raia, precisa desembaraçar com delicadeza.

5 - Pentear os fios molhados

Sei que muitas mulheres penteiam os fios durante a ação do condicionador. Como disse, quando os fios estão molhados eles ficam mais sensíveis. Se perceber que o seu cabelo está quebrando muito nessa etapa da lavagem, faça uma mudança: penteie os fios só quando eles estiverem úmidos.

Outra maneira de ter fios maravilhosos, como os da nossa musa Regina Casé, é redobrar o cuidado na hora de pentear.

6 - Esfregar a toalha na cabeça para secar os fios

Isso ajuda a quebrar principalmente os fios do topo e esse é um dos motivos que faz aquele frizz aparecer. O correto é envolver os cabelos em uma toalha macia de algodão e apertá-los delicadamente para tirar o excesso de água.

Para ficar com cachos perfeitos, como os da atriz Juliana Paes, não esfregue a toalha na cabeça na hora de secar os fios. 

7 - Parar a chapinha em um ponto do cabelo

Isso marca os fios, resseca e leva a quebra. O ideal, na hora de pranchar, além de aplicar um protetor térmico, é deslizar rapidamente o aparelho da raiz até as pontas. E não fazer isso mais do que três vezes.

Você pode até usar a chapinha para garantir fios lisos, como os da atriz Jennifer Aniston, mas tenha cuidado com o calor excessivo do aparelho, que pode levar a quebra dos fios.


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra