Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Cabelos embaraçados

Cabelo embaraçado? Confira essas dicas de Rodrigo Cintra para lidar com o problema

É possível se livrar dos nós com alguns cuidados diários; vem ver

RODRIGO CINTRA Publicado em 17/09/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Cintra dá dicas para lidar com os cabelos embaraçados - Instagram
Rodrigo Cintra dá dicas para lidar com os cabelos embaraçados - Instagram

Você sofre com cabelos que vivem embolando? Daqueles que ficam cheios de nós e parecem impossíveis de desatar? E mais: tem sempre aqueles que acabam quebrando na hora de desembaraçar.

Tudo isso acontece por diversos motivos, porém existem causas mais comuns, por exemplo, o atrito ou ressecamento causado por agressores externos (muita água quente, cloro, excessos de químicas).

++ Bad hair day: Rodrigo Cintra ensina 5 penteados inspirados em famosas para driblar o problema

Outro fator que pode influenciar os temidos nós, é a textura dos cabelos. Fios finos têm maior tendência de embolar, mais propensos em texturas encaracoladas e crespas.

Mas separei 5 dicas para te ajudar. Confira!

1. Atenção na lavagem:

Na hora de lavar os cabelos, não esfregue o comprimento e as pontas, isso evita que os fios fiquem ressecados e cheios de nós. A forma correta de lavar é aplicando um pouco de shampoo na raiz e massagear delicadamente com as pontas dos dedos. O condicionador é um grande aliado para selar as cutículas e facilitar o processo de pentear. Basta aplicá-lo, deixar agir por alguns minutos (de acordo com o tempo descrito na embalagem) e desembaraçar com o auxílio dos dedos ou de um pente largo.  Dessa forma, você garantirá que os seus fios fiquem soltos e bonitos, como os da atriz Paola Oliveira.

2. Muito cuidado na hora de desembaraçar:

Se você puxar, eles vão arrebentar. Comece penteando sempre pelas pontas, depois do meio para as pontas e, por fim, da raiz até as pontas, assim você desembaraça e evita a formação de bolos e nós, garantindo que seus cabelos fiquem intactos e continuem bonitos como os da atriz Marina Ruy Barbosa.

Mas, Cintra, quando pentear? O cabelo molhado fica muito mais frágil, por isso você não pode puxar, mas pode pentear durante a ação do condicionador ou após a lavagem, principalmente se tem cabelo crespo ou cacheado. As lisas podem pentear os fios quando estiverem secos.

++ Rodrigo Cintra dá 5 dicas indispensáveis para manter os seus cabelos saudáveis

3. Pente ou escova, qual é o melhor?

O acessório utilizado vai depender da textura do seus cabelos, para os fios crespos, indico o pente garfo, que além de desembaraçar ainda confere aquele volumão estiloso, igual ao da atriz Patrícia de Jesus. Para as cacheadas, o pente de dentes largos vai desembaraçar sem desmanchar os cachos e, para os lisos e ondulados, a escova raquete é a melhor opção, para auxiliar o alinhamento dos fios sem sofrimento.

4. Fronha ou touca de seda?

Durante o sono, conforme nos movemos, nossos cabelos entram em atrito com o travesseiro, causando o frizz e embolando algumas mechas. Para evitar que isso aconteça, aposte nas fronhas de seda ou de cetim, que vão fazer com que eles deslizem suavemente no travesseiro e não embolem.

Se você tem cabelo crespo ou cacheado, como os da influenciadora Rayza Nicácio, indico as toucas, pois além de evitarem o frizz, ainda vão ajudar a não desmanchar as formas. Agora se você faz parte do time das lisas e onduladas, pode fazer uma trança. Mas veja bem, não pode ser apertada, para não marcar e quebrar os fios, e nem frouxa, pois pode se soltar e embaraçar mais ainda.

5. Invista em um corte:

Se o seu cabelo está constantemente embaraçado e cheio de nós, e mesmo utilizando as dicas citadas acima, o problema persiste, talvez esteja na hora de cortar. Para manter a saúde, o ideal é aparar as pontas a cada três meses, dessa forma os nós e o ressecamento vão diminuir, e você ainda pode aproveitar para dar uma modernizada no visual. A atriz Vitória Strada recentemente apostou em um belo corte médio com mechas repicadas.

++ 7 dicas de Rodrigo Cintra para você cuidar dos seus curtinhos

Confira como cuidar dos fios em casa:


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra