Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Cabelos oleosos

Cabelos oleosos no verão? Rodrigo Cintra dá dicas do que fazer

O segredo vai além da lavagem; é preciso investir nos produtos corretos, e mudar alguns hábitos

RODRIGO CINTRA Publicado em 14/01/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Cintra dá dicas para lidar com os cabelos oleosos no verão - Freepik
Rodrigo Cintra dá dicas para lidar com os cabelos oleosos no verão - Freepik

Com a chegada do verão, muitas mulheres notam que a raiz dos cabelos começam a ficar mais oleosas, e os fios ganham aquele aspecto sujinho.

O excesso de transpiração contribui para o problema, assim como o uso de produtos na raiz. E dormir com o cabelo molhado, Cintra? Também.

++ Especialistas dão dicas para cuidados com a pele e com o cabelo

Para evitar que isso aconteça, é necessário tomar alguns cuidados e deixar certos hábitos no passado. Separei algumas dicas que podem te ajudar. Vem ver!

Não fique sem lavar os fios

Assim como lavar em excesso pode ser prejudicial à saúde das madeixas, a falta de higienização também é ruim. O ideal é se atentar às suas necessidades. Se você já tem cabelos mais oleosos, precisará limpar de forma mais frequente, sempre com produtos adequados para o seu tipo de fio, só assim para deixá-los bonitos, como os da atriz Carla Dias.

Evite altas temperaturas no banho

Se você é daquelas que curte um banho escaldante, com direito a sauna, saiba que isso não é bom para as suas madeixas. A água quente remove não só a sujeira, mas a proteção natural do couro cabeludo, fazendo com que as glândulas sebáceas tenham que trabalhar em dobro para lubrificar a região, resultando em muita oleosidade e, ao mesmo tempo, um aspecto seco e sem brilho. Para ficar com a raiz limpa e com movimento, como as da atriz Maria Andrade, dê preferência à água na temperatura morna.

++ Look das famosas: Rodrigo Cintra dá dicas para começar 2022 com muito estilo

Aposte em um shampoo anti-resíduos

Na hora de higienizar a raiz, o produto será um grande aliado, pois além de remover com mais eficiência as impurezas, ajuda a refrescar e reequilibrar o couro cabeludo, deixando as madeixas cheias de vida e volume, como as da atriz Danni Suzuki. Mas atenção, o produto deve ser aplicado apenas no topo da cabeça, para evitar o ressecamento do comprimento, e uma vez por semana ou a cada 15 dias, caso contrário, ele pode causar sensibilidade e irritações.

Evite aplicar produtos cremosos na raiz

Essa ação contribui para o surgimento da oleosidade, deixando uma aparência pastosa e pesada, além de entupirem os folículos e facilita o aparecimento de caspa e da queda. Então, se você quer ter um volumão saudável na raiz, como as madeixas da atriz Juliana Paes, anota aí: condicionador, creme de hidratação e de pentear só no comprimento e pontas, combinado? A não ser que no rótulo esteja escrito que o produto pode ser aplicado na raiz.

Nunca durma com os cabelos molhados

Assim como prender as madeixas úmidas, deitar-se para dormir com elas ainda molhadas é bastante prejudicial. Esse hábito abafa o couro cabeludo, facilitando a proliferação de fungos, que causam desequilíbrios e doenças, e ainda pode contribuir com a quebra e as  pontas duplas. Se estiver tarde e você resolver lavar o cabelo, seque-os com o secador. E se você for crespa, como a atriz Débora Nascimento, use um difusor com vento frio.

Invista em um shampoo seco

O produto é uma excelente opção para quem sofre com a oleosidade, mas está sem tempo para higienizar os fios, pois ele devolve temporariamente a leveza e deixa um aspecto mais bonito. Basta aplicar o spray na raiz, com pelo menos 10 cm de distância e depois pentear como preferir. E você pode ganhar um look poderoso, como o da atriz Camila Queiroz.  Atenção: ele não deve ser usado de forma frequente. Só quando você realmente não consegue lavar, pois pode causar ressecamento e queda. 

++ Rodrigo Cintra lista 5 penteados para você arrasar nas festas de Natal

Agora, se mesmo seguindo essas dicas não houver melhora, converse com o seu cabeleireiro e procure um médico de sua confiança para investigar as possíveis causas do problema.

Trago mais dicas para lidar com os cabelos oleosos aqui:


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra