Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Inspire-se nas famosas

Crespos e Cacheados: Rodrigo Cintra ensina truques para deixar os fios saudáveis e modelados

A manutenção do corte aliada aos produtos que minimizam o frizz e o ressecamento contribuem para uma boa finalização

RODRIGO CINTRA Publicado em 18/09/2020, às 12h00 - Atualizado em 18/10/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quer dar mais volume aos fios? Finalizar de um modo diferente? Fazer uma franja? Tudo pode! Veja as dicas de Rodrigo Cintra - Instagram
Quer dar mais volume aos fios? Finalizar de um modo diferente? Fazer uma franja? Tudo pode! Veja as dicas de Rodrigo Cintra - Instagram

Camila Pitanga, Taís Araújo e Iza fazem parte do time de celebrities com cabelos crespos e cacheados que amamos exaltar. E cada vez mais as famosas estão assumindo seus fios naturais. A transição capilar conquistou a atriz Juliana Paes e a apresentadora Maísa. Talvez até você, aí em casa, já esteja iniciando ou passando pelo processo. Mas para ostentar aquele cabelão bonito e saudável, precisa de autoconhecimento.

Há uma grande diferença entre os fios crespos e cacheados.

Crespos

Os fios crespos são espiralados desde a raiz, o que faz com que a oleosidade tenha dificuldade de percorrer todo o comprimento até chegar nas pontas. Outra característica desse fio é o aspecto ressecado, mais sujeito a formação de nós, e que, consequentemente, precisa de muita hidratação.

Cacheados

Alguns cacheados são menos definidos, por isso os ativadores são essenciais; outros têm volume extremo e quem não gosta precisa mudar o corte. Ao invés de brigar com seus cabelos naturais, que tal conferir e tirar proveito das dicas de cuidados e transformação inspiradas em famosas?

+++ VEJA TAMBÉM: Rodrigo Cintra ensina truques para conquistar 7 cabelos de Jennifer Aniston que fizeram sucesso ao redor do mundo

FINALIZAÇÕES POSSÍVEIS

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por +A (@maisa) em

A apresentadora Maísa, que também passou pela transição capilar e assumiu seus cachos, sempre aparece com uma finalização inusitada. E você também pode copiar em casa.

Por exemplo, o double bun (foto) são coques simétricos no topo, com os fios soltos. Mas você pode usar o difusor, sempre com o bocal de baixo para cima. Se tiver um babyliss mais fino, vai ganhar cachinhos; com o aparelho mais grosso, ondas largas.

Importante: antes de qualquer ferramenta de calor, use protetor térmico.

+++ VEJA TAMBÉM: Cabelo branco e grisalho: Rodrigo Cintra conta os segredos para usar a cor com estilo; vem ver

FRANJA, PODE!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Juliana Paes Actress Brazil (@julianapaes) em

Juliana Paes, que finalizou a transição capilar recentemente, vem agraciando cada vez mais a internet com seus cachos. Cabelo crespo e cacheado pode e deve ter franja, sim, se a mulher quiser.

É claro que precisa ter algumas adaptações. No caso da atriz, a franja com fios assimétricos na frente fica bem fashionista. Mas você pode optar por um modelo mais longo para acompanhar o comprimento dos fios.

QUER MAIS VOLUME? MUDE O CORTE...

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por IZA (@iza) em

A cantora Iza é referência em cabelo volumoso e moderno. Para quem quer conquistar esse efeito, precisa começar pelo corte desfiado. Ele ajuda a aumentar, quando é realizado próximo ao meio dos fios, ou reduzir o volume, quando o corte é nas pontas.

O efeito desfiado faz os cachos se encaixarem melhor, deixando os fios com movimentos e o resultado fica lindo. Mas vale lembrar que o corte precisa combinar com seu tipo de rosto, textura e até sua personalidade. Então, adaptações são sempre necessárias.

OU PENTEIE...

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por JoJo (@jojotodynho) em

Nossa amada Jojo Todynho, que tem se destacado no reality show A Fazenda 12, é uma camaleoa quando o assunto são suas madeixas. E até já comentou que “roubaram” seus cabelos, se referindo a perda de um aplique.

O volume na medida certa, como de Jojo, você consegue utilizando o pente garfo, ele ajuda a soltar os cachinhos próximos ao couro cabeludo e fica lindo. Coloque o pente na posição horizontal, exatamente no local que deseja criar volume, mas bem rente à raiz. Penteie para cima, em zigue-zague, e remova o pente na horizontal.

HIDRATE SEMPRE

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade) em

A atriz Taís Araújo é dona de um cabelo poderoso e inspirador. Para conquistar os fios iguais aos da atriz é precisa muita hidratação. É que a oleosidade natural do cabelo crespo demora mais tempo para chegar até as pontas, fazendo com que ele seja mais ressecado.

Dica especial: “no poo” e “low poo”

Vale, inclusive, pensar em aderir a prática do “no poo” e “low poo”, que traduz bem essa mudança de hábito em buscar uma forma de higienizar os cabelos contra os agentes externos, como poluição, além do suor e acúmulo de resíduos sem deixar de lado a proteção e hidratação natural dos fios. 

Quem optar pelo estilo low poo deve fazer uso de produtos sem sulfato em sua composição - uma espécie de detergente, que usado em grandes quantidades, como nos xampus normais, retira a gordura da camada lipídica e do couro cabeludo, gerando o ressecamento. A proposta é limpar sem excluir os óleos naturais dos nossos fios.

Já o estilo no poo, sem uso de xampus, aparecem melhor nos cabelos mais grossos, frisados e que não conseguem manter a umidade natural do fio, como os cacheados.
Nesse caso, o cabelo é lavado apenas com o condicionador livre de parafina, silicones insolúveis em água e petrolatos em sua composição. Como resultado, um cabelo hidratado e macio.

Tenha também sempre em mãos um CC Cream (que ajuda a ativar os cachos) e um óleo de reparação (aplicados do meio para as pontas). E mais: hidrate em casa e, se for possível, faça uma hidratação profunda no salão de forma regular.

FITAGEM PARA TEXTURIZAR

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Beyoncé (@beyonce) em

A textura sonho da Beyoncé também pode ser conquistada com a técnica de fitagem, conhecida como dedo-liss. Ela ajuda a moldar os cachos de forma prática. Separe mechas e aplique um creme para pentear.

O produto finalizador precisa combinar com seu tipo de ondulação e curvatura. E nada de exagerar na dosagem. Em seguida, enrole a mecha no dedo indicador e solte. Não penteie nem tente refazer. Deixe o cabelo secar naturalmente. É bom também para quer dar um tempo do secador, babyliss e difusor.

CACHEADO NATURAL

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Camila Pitanga (@caiapitanga) em

Investir em um visual mais curto e totalmente despojado é super versátil, garante um ar moderno, como fez Camila Pitanga. No corte, as ondas são bem naturais e para conquistar o estilo “lavei e deixei secar”.

O truque é pentear o cabelo quando ainda estiver molhado, para manter o formato dos cachos e eliminar o frizz.


O hairsylist e coapresentador do Esquadrão da ModaRodrigo Cintra, é o novo colunista da Máxima!

Todas as sextas-feiras teremos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra