Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Cabelos saudáveis

Rodrigo Cintra dá 5 dicas indispensáveis para manter os seus cabelos saudáveis

Entenda como a alimentação, corte e procedimentos químicos podem influenciar a saúde dos fios

RODRIGO CINTRA Publicado em 03/09/2021, às 12h00

Rodrigo Cintra dá 5 dicas indispensáveis para manter os seus cabelos saudáveis - Instagram
Rodrigo Cintra dá 5 dicas indispensáveis para manter os seus cabelos saudáveis - Instagram

Você já ficou com o cabelo ressecado, quebradiço e fraco? E mesmo utilizando bons produtos não notava melhora alguma? Isso acontece quando a fibra é danificada e pode ser um indício de que suas madeixas estão precisando de muito mais atenção, afinal, um cabelo forte e saudável não se constrói da noite para o dia.

Tem mais: é importante entender que, assim como a pele e as unhas, os fios são um reflexo dos nossos hábitos.

Separei cinco dicas indispensáveis para você manter as madeixas saudáveis: 

1. Cuide do couro cabeludo

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Anitta 🎤 (@anitta)

A região é bastante sensível e vascularizada. Então, se você tem os cabelos oleosos na raiz, invista em um xampu de limpeza profunda a cada 15 dias, não mais do que isso, pois pode dar efeito rebote e aumentar a oleosidade. Aplique o shampoo e com as pontas dos dedos massageie em movimentos circulares, isso ajuda a estimular a circulação. Assim, os fios crescem bonitos e saudáveis, como os da cantora Anitta.

++ 7 dicas de Rodrigo Cintra para você cuidar dos seus curtinhos

2. Ainda falando sobre a raiz...

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Shakira (@shakira)

O excesso de cremes e condicionadores na raiz podem entupir os folículos, levando a queda, contribuir para o aumento da oleosidade e com o aparecimento da caspa. Para evitar que isso aconteça, aplique os produtos sempre respeitando a distância de 3 dedos da raiz. Isso vale para qualquer tipo de cabelo, inclusive os grossos e cacheados, como os da cantora Shakira.

3. Você é o que você come

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Grazi Massafera (@massafera)

A alimentação é essencial para o nosso organismo, que se mantém saudável com vitaminas e minerais. E como os cabelos são nutridos por sangue, se você está com as vitaminas desequilibradas, não se alimenta corretamente ou está fazendo alguma dieta muito restritiva, provavelmente isso causará uma deficiência desses nutrientes e impactará diretamente no seu cabelo, levando ao enfraquecimento e a queda. Pode ainda contribuir para aumentar a quantidade de frizz, pois os fios nascem de forma desordenada.

E se você quer de uma vez por todas que o seu cabelo fique forte e tenha um bom crescimento, como os da atriz Grazi Massafera, se alimentar bem é fundamental. Vale conversar com o seu cabeleireiro e o seu nutricionista sobre isso.

++ Inspire-se na transformação de Gabi Martins; Rodrigo Cintra dá dicas

4. Cuidado com a química

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Ariana Grande (@arianagrande)

Você já ouviu falar em corte químico? Esse é um termo utilizado quando ocorre uma quebra drástica dos cabelos, a fibra fica enfraquecida em decorrência de procedimentos químicos, como, descolorações em excesso, alisamentos, colorações, ou a mistura de todos estes procedimentos em um curto espaço de tempo.

Para evitar que isso aconteça com você, inspire-se na Ariana Grande. A cantora revelou ter passado por um corte químico quando interpretava uma personagem que precisava tingir os fios semanalmente. Disse ainda que precisou dar um tempo na química e aderir o cronograma capilar para conseguir recuperar as madeixas.
Esse cronograma capilar precisa ser feito de acordo com as necessidades do seu fio. E a cada semana você usa um tipo de produto: nutrição, hidratação e reconstrução capilar. Isso ajuda a repor nutrientes, reparar e fortalecer a fibra.

5. Invista em vitamina T(tesoura)

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por @angelicaksy

O corte é essencial para manter as madeixas saudáveis. No dia a dia o cabelo pode sofrer diversas agressões e quando você fica muito tempo sem cortar, é possível notar sinais de pontas duplas, divididas e quebradiças, que deixam os fios mais fracos e o cabelo com um aspecto ralo.

Para garantir um cabelo alinhado e moderno, sempre, como da apresentadora Angélica, vale visitar o salão com periodicidade. Converse com o seu cabeleireiro quando é a melhor hora para voltar. Se você tem franja e dependendo do tamanho dela, pode ser a cada 15 dias. Agora para cortes, entre dois a quatro meses, vai depender da velocidade de crescimento dos seus fios.

E mais, se você está pensando em cortar, pode ainda pode contribuir para uma causa importante: a doação de cabelos para o ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.

Neste mês é comemorado o Setembro Dourado, data que tem como objetivo estimular  a conscientização do câncer infantojuvenil. Eu tenho dois filhos, a Isa e o Vini, e apoio essa causa.

Se você tem fios virgens, com química, tintura, liso, crespo e até grisalho, pode doar.

Na hora do corte, é preciso muita atenção. Você deve ir até um profissional e dizer que quer fazer a doação. Com isso, ele deve amarrar os fios em mechas, com elástico, e cortar a seco. A mecha deverá medir, pelo menos, 20cm do elástico até a ponta. Depois, você pode entregar pessoalmente nos postos de coleta, em São Paulo algumas estações do Metrô estão recebendo, ou enviar pelo correio, confira em:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Instituto Itaci (@instituto_itaci)

++ Laces: Rodrigo Cintra explica o que é e como você pode usar no dia a dia

Confira essas outras dicas em:


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI