Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Pré e pós-treino

Rodrigo Cintra dá dicas de como proteger os cabelos no pré e pós-treino

Prender os fios pode levar à queda dos cabelos; confira os cuidados essenciais

RODRIGO CINTRA Publicado em 18/02/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Cintra dá dicas de como proteger os cabelos no pré e pós-treino - Instagram
Rodrigo Cintra dá dicas de como proteger os cabelos no pré e pós-treino - Instagram

Assim como o nosso corpo, o couro cabeludo também transpira, e o suor — composto por água, cloreto de sódio, e ácido úrico — e quando entra contato com as madeixas por um longo período, causa coceira, irritação, queda capilar, ressecamento, e devido à proliferação de bactérias e fungos, também fica com um odor nada agradável.

Então, se você é do time viciada em endorfina, que não dispensa a prática de atividade física, em casa ou na academia, saiba que não é só fazer um rabo de cavalo nos cabelos para estar pronta, muito pelo contrário, o cabelo precisa de alguns cuidados no pré e pós-treino. Separei algumas dicas para manter as madeixas bonitas e saudáveis. Vem ver!

++ Podemos lavar os cabelos diariamente? Rodrigo Cintra esclarece

Hidratação é fundamental

Manter os fios hidratados e com as cutículas seladas é uma excelente tática para evitar danos. Pelo menos uma vez a cada 15 dias, faça um tratamento com creme de hidratação rico em manteigas e aminoácidos, que além de recuperarem a massa, esses ingredientes ajudam a proteger os cabelos. Assim você pode pedalar por aí com a certeza que as suas madeixas estarão sempre bonitas como as da atriz Erika Januza.

Proteção do sol

Invista em um óleo de reparação e aplique no comprimento e pontas, para nutri-los e protegê-los do contato com suor . E se você assim como a escritora e influencer Bruna Vieira, preza por madeixas saudáveis, mas não abre mão de praticar esportes ao ar livre, aposte em um CC Cream com proteção solar, para evitar os danos causados pelos raios UV.

++ BBB22: Rodrigo Cintra comenta as madeixas das sisters do camarote

Penteado: rabo de cavalo

O ideal é apostar em cabelos presos para evitar que embaracem e enrosquem durante o exercício.  Mas é importante tomar cuidado para não apertar demais o elástico, para não marcar ou quebrar os fios. É comum, por exemplo, bailarinas, que usam os fios muito presos e diariamente, terem problemas de queda por tração. Dê preferência a elásticos mais fofinhos, assim você evita esses problemas e pode desfilar com um cabelão de dar inveja, como os da atriz Bruna Marquezine. E mais, evite prender os fios molhados também, que podem potencializar a quebra e o surgimento de fungos. 

Higienização

O contato do suor por um longo período pode causar o ressecamento das pontas e coceira e descamação do couro cabeludo. Então, lave os fios com o shampoo indicado para as necessidades do seu cabelo, assim você garante que os resíduos de produtos e suor sejam removidos e as suas madeixas sempre estejam sedosas como as da atriz Isis Valverde. Evite dormir com os cabelos molhados, pois pode levar ao surgimento de fungos. 

++ Cabelos oleosos no verão? Rodrigo Cintra dá dicas do que fazer

Nesse vídeo trago mais dicas sobre como prender os cabelos sem danificá-los:


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra