Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Rodrigo Cintra / Cabelos arrepiados

Rodrigo Cintra ensina como lidar com os cabelos arrepiados; inspire-se nas famosas

Entenda como eles surgem e o que você pode fazer para minimizar o problema

RODRIGO CINTRA Publicado em 19/08/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Cintra ensina como lidar com os cabelos arrepiados; inspire-se nas famosas - Instagram
Rodrigo Cintra ensina como lidar com os cabelos arrepiados; inspire-se nas famosas - Instagram

Suas madeixas são rebeldes? Insistem em ficar arrepiadas? Existem algumas causas para isso. A quebra pode ser por tração (penteados muito puxados), por pentear os fios de forma incorreta, e até por procedimentos químicos. Tem ainda os fatores de crescimento, ou seja, você teve uma queda, seja por problemas hormonais ou do próprio ciclo capilar, os fios que estão surgindo são mais leves, por isso ganham esse aspecto mais eriçado. 

Mas selecionei algumas dicas para te ajudar a prevenir e solucionar esse problema. Vem ver:

Nada de água quente

As altas temperaturas fragilizam muito os cabelos, pois removem a sua proteção natural, deixando-os ressecados, frágeis e quebradiços. Além disso, a água muito quente também pode desencadear a queda. Então, para evitar que isso aconteça, e manter a sua picumã saudável como a da influenciadora Mileide Mihaile, dê preferência à água morna ou fria. Depois de limpos, comece a pentear pelas pontas, depois do meio para as pontas. Assim, evita a quebra. 

Capriche na hidratação

Os fios são compostos por uma massa, que é essencial para manter a sua estrutura original. Sem ela, tendem a ficar porosos, finos/leves, quebradiços, sem brilho, elasticidade, com frizz e falta de caimento. A hidratação é importante já que repõe os nutrientes perdidos no dia a dia, deixando-os nutridos e viçosos, como os da apresentadora Patrícia Poeta. Na hora de escolher a sua máscara, dê sempre preferência às fórmulas ricas em óleos e proteínas, como a queratina e os aminoácidos. 

Pomada também ajuda nessa tarefa 

Independentemente do seu tipo de cabelo, se ele for crespo e exuberante, como o da atriz Juliana Alves, ou liso, você pode investir na pomada seca ou com brilho. É um tipo de uma pastinha, mas com o toque seco, que promove um filme protetor em volta dos fios, minimizando os arrepiados.  Geralmente, elas podem ser utilizadas em cabelos úmidos ou secos, mas é melhor conferir na embalagem. Cuidado também com a quantidade. Coloque o tamanho de um grão de feijão na palma das mãos, espalhe bem e aplique. 

Invista em óleo capilar

Eles são excelentes para tratar as madeixas, pois além de deixá-las brilhantes, como os da ex-bbb e apresentadora Rafa Kalimann, também amenizam o efeito arrepiado. Aposte em fórmulas à base de macadâmia e argan. Aplique algumas gotinhas nas mãos, friccione bem e aplique no comprimento e pontas. Passe o restinho que sobrou no topo da cabeça, penteando o arrepiado no sentido do caimento. 

Nada de penteado apertado

Se o que você quer é ter o longo perfeitos como os da modelo Yasmin Brunet, pare de  fazer penteados com elásticos e/ou usar elásticos ou presilhas muito apertadas. Esse hábito pode marcar os cabelos definitivamente, quebrá-los e também contribui com a queda, devido a tração da raiz. Evite que isso aconteça dando preferência a elásticos encapados - nada daqueles elásticos de dinheiro - e penteados mais frouxos.

Sabia que é possível cuidar dos fios dormindo?

Durante o sono, os cabelos entram em atrito com o travesseiro, causando bastante frizz. Para evitar que isso aconteça, aposte nas fronhas de seda ou de cetim, que vão fazer com que eles deslizem suavemente no travesseiro E mais, se você é do time das cacheadas, como os da ex-BBB e atriz Gleici Damasceno, essa técnica vai ajudar a manter a definição. 

E os truques não param por aí, trouxe mais dicas nesse vídeo:


O hairsylist Rodrigo Cintra é colunista da Máxima e todas as sextas-feiras temos conteúdo novo do profissional número 1 no mercado de beleza brasileiro, com dicas de penteados, corte, coloração e muito mais!

Instagram: @RodrigoCintra

Twitter: @RodrigoCintra_

Youtube: Rodrigo Cintra