Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Adeus, marquinhas indesejadas

4 dicas caseiras de Roseli Siqueira para minimizar manchas em todos os tipos de pele

Mais uma receitinha de máscara caseira para minimizar a hipercromia pós-inflamatória, um problema comum em peles morena e negra, que ocorre após processos como acne e picada de inseto; saiba mais

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 17/02/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Que tal se livrar das manchinhas indesejadas? Cosmetóloga Roseli Siqueira ensina como minimizá-las - Freepik
Que tal se livrar das manchinhas indesejadas? Cosmetóloga Roseli Siqueira ensina como minimizá-las - Freepik

Você machuca a pele e na sequência ganha uma mancha. Isso já aconteceu com você? É a hipercromia. As manchas, em tons de vermelho escuro, são formadas pelo excesso de melanina no local que ocorre algum processo inflamatório ou machucado, como acne, picada de inseto, alergia.

Atinge, principalmente, as peles morena e negra. E a mancha ou aquele monte de manchinhas espalhadas pelo corpo e rosto custa a sumir. Mas é possível acelerar o processo de recuperação da pele, deixando-a uniforme, e até focar na prevenção.

+++ Pele acneica e oleosa: Roseli Siqueira revela como minimizar o problema

1 – Não espremer as espinhas

Não pode cutucar ou espremer, pois a marca é garantida! Segure-se, mantenha a calma e tente minimizar o tamanho da espinha. Isso pode levar alguns dias. Faça compressas com água morna e hidrate. Tudo o que ajudar a fortalecer a pele, vai combater a pigmentação.

2 – Tomar sol com a pele hidratada

O sol sintetiza a vitamina D e é importantíssimo para a saúde física e mental. Mas quem sofre com a hipercromia, tem algum machucado e vai para o sol, vai ganhar manchas. A dica para isso não acontecer, é: com uma semana de antecedência ou mais, massageie a pele com hidratante. Opte por produtos à base de abóbora, que é fonte de vitaminas A e C, que ajudam na proteção da pele.

+++ Melasma na pele negra: o que é? Como tratar? Roseli Siqueira explica os cuidados que você deve ter

E, por cima, aplique um óleo 100% natural, que é fonte de lipídeos. O óleo tem uma função a mais. Quando você machuca a pele, destrói a película protetora, chamada de emulsão epicutânea. Então, quando você massageia bem o óleo, ele repõe essa emulsão e deixa a pele protegida.

+++ Beleza das mãos: Roseli Siqueira ensina truques para se livrar das indesejáveis manchinhas e rugas

3 – Umectar o corpo e o rosto

É a forma mais simples de manter a pele resistente. E quando a pele tem essa resistência é muito mais difícil de manchar. Faça a umectação ser um hábito. Ela precisa ser diária e não esporádica ou quando você lembrar. Se você não tem tempo, a dica é umectar logo após o banho. Em dois minutinhos você consegue espalhar um bom hidratante ou óleo 100% natural no corpo e no rosto.

4 – Investir em máscara facial

Como o nome diz, deve ser aplicada no rosto e no corpo, na região da mancha. O ideal é investir em máscaras com ativos vegetais e de flores, como camomila e tília, que fortalecem, desintoxicam e corrigem essas imperfeições. O tempo de pausa varia entre 15 a 20 minutos. E a frequência é muito importante. Você pode fazer até três vezes por semana e diminuir o tempo conforme a pele for voltando ao normal.

Tem mais: na hora de tirar uma máscara facial do rosto, não esfregue, pois pode causar irritação. O ideal sempre é aplicar um algodão com água e só depois enxaguar.

Máscara clareadora – para fazer em casa

Para deixar a pele mais uniforme, minimizar pontos avermelhados e marquinhas de acne. Misture uma xícara de café de chá verde (antioxidante) com uma colher de sopa de açúcar mascavo e duas colheres de sopa de salsinha bem picada. A salsinha é rica em vitamina K, tem minerais e contribui para a desintoxicação da pele. Deixe agir por 15 minutos e lave.


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br