Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Couro Cabeludo

7 dicas para cuidar do couro cabeludo

Roseli Siqueira revela como fazer para os fios crescerem fortes e saudáveis; vem ver

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 30/03/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
7 dicas para cuidar do couro cabeludo - Freepik
7 dicas para cuidar do couro cabeludo - Freepik

Eu sei que você quer ter madeixas bonitas, sejam elas curtas ou longas, mas será que você está cuidando delas de maneira correta? De nada adianta investir em vários produtos para o comprimento se você não dá atenção para o mais importante: o couro cabeludo. É lá que os fios se formam e se a região não estiver bem, nenhum creme vai salvar o seu cabelo. 

Para te ajudar a sair desse sufoco, separei algumas dicas para você aderir a sua rotina. Juntas elas te ajudarão a conquistar cabelos bonitos e sedosos. Vem ver:

++ O outono chegou: Roseli Siqueira conta como evitar o ressecamento da pele

Nada de água quente: use a água morna. 

A água fervente aumenta a produção de sebo e, ao mesmo tempo, remove toda a nossa proteção natural. Essa prática é bastante prejudicial, então, para evitar possíveis danos, dê preferência a temperaturas mais amenas. 

Shampoo sem sulfato

O shampoo é um produto que tem como principal função remover o excesso de oleosidade e as partículas de sujeira e de poluição. Porém, as fórmulas ricas em sulfato, aquelas que fazem bastante espuma, removem não só os resíduos, mas toda a proteção natural. Invista em versões mais naturais, que tenham na composição extrato biotecnológico de cacau, goma de Acácia -  uma espécie de leguminosa considerada uma alternativa ao silicone -, aloe vera, óleo de coco ou de baobá, que vão limpar sem danificar, nutrir e equilibrar o PH do couro cabeludo.

++ Posso passar óleo no rosto? Roseli Siqueira aborda os mitos e verdades

Jamais dormir de cabelos molhados

O abafamento causado na área também pode trazer outros danos, como a proliferação de fungos. Ou seja, é melhor lavá-los mais cedo, para que dê tempo de secá-los naturalmente, mas, caso não seja possível, use o secador com ar morno ou frio. 

Invista em óleos 

Os óleos 100% naturais possuem diversos benefícios para a saúde e no couro cabeludo não é diferente. Eles nutrem a região e são ótimos para minimizar alguns problemas e estimular o crescimento. Escolha produtos ricos em extrato de coco, girassol e abóbora. 

Massagem

É uma grande aliada para conquistar um cabelo bonito e saudável, pois além de relaxar, ativa o sensorial, energiza a região e ainda contribui para a melhora da circulação sanguínea. Ela pode ser feita antes de você lavar os fios Basta aplicar o óleo e fazer movimentos circulares com a ponta dos dedos por toda a cabeça, pressionando delicadamente. Deixe por 10 minutos e lave com o shampoo.  

Condicionador na raiz

A função do produto é selar os fios e proteger contra as agressões externas. Muitos - até hoje - não podem ser aplicados no couro cabeludo. Mas a indústria vem mudando esse conceito, afinal, como disse, se o couro cabeludo não está saudável, não tem como você ter fios bonitos.  Invista naqueles produtos com extrato de algas vermelhas (que têm um efeito protetor), algas marrons (fontes de aminoácidos e neutralizam poluentes metálicos transportados pelo ar), óleo de baobá, de girassol, de abacate…Mas atenção: leia o rótulo para ter certeza que aquele condicionador pode ser aplicado na raiz. 

Use máscaras faciais

Elas têm mil e uma utilidades e algumas são ótimas para o couro cabeludo, como aquelas à base de abóbora (com antioxidante natural e alta capacidade de retenção de água), de argila vermelha e de framboesa (que tem ação detox e antioxidante, restaurando a barreira da pele). Pode deixar por 15 minutos e lavar com água morna. O último enxágue pode ser com um copo de água mineral.  

Atenção: não é qualquer máscara que você pode usar no couro cabeludo, pois algumas podem “grudar” ou serem difíceis de retirar. Tudo vai depender do ativo e da textura. Geralmente, aquelas mais aquosas, cremosas e sem grânulos, com exceção da argila, é que podem ser aplicadas. 

Nesse vídeo trago mais dicas de como cuidar do couro cabeludo:

++ Roseli Siqueira ensina como cuidar da pele das crianças em casa


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br