Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Acnes no verão

Como evitar a acne no verão: Roseli Siqueira revela 8 cuidados indispensáveis para lidar com o problema

Alimentação adequada, o uso de produtos apropriados e a higiene em dia são grande aliados para conquistar uma pele lisinha

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 26/01/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseli Siqueira ensina como lidar com a acne no verão - Freepik
Roseli Siqueira ensina como lidar com a acne no verão - Freepik

É só começar o calor e a acne logo aparece por todo rosto. Que atire a primeira pedra quem nunca teve os planos estragados por causa de uma espinha inflamada e inesperada?! A aparição dessas  bolinhas salientes no rosto, além de irritantes, podem ser bastante dolorosas e até perigosas. Mas elas podem aparecer em outras partes do corpo, como as costas e o colo. 

A verdade é que o calor e o acúmulo de resíduos sobre a pele, entopem os poros e facilitam a proliferação de bactérias que causam/agravam o problema.

A boa notícia é que dá para reverter a situação seguindo algumas dicas para minimizar o problema e conquistar uma pele mais uniforme e saudável.

++ Roseli Siqueira ensina como amenizar a oleosidade da pele durante o verão

1. Exposição solar

Ela é uma grande aliada para a saúde. Quando a pele está saudável, tomar sol usando um óleo 100% natural, por exemplo, vai deixá-la com um tom dourado. Agora, como estamos falando de acne, oleosidade, resquício de produtos e de suor, precisamos cuidar.

Sugiro fazer uma higienização com sabonete líquido ao acordar, hidratar a pele com um creme ou óleo e depois ir para o sol. Como sempre digo, se você não está acostumada a se bronzear, deve aumentar a sua exposição gradativamente. Assim, os raios UVB vão fortalecer a cútis e ainda contribuir para minimizar o problema. 

2. Suor

A transpiração também é responsável pela aparição de comedões, principalmente na região das costas e do colo. Após a prática de exercícios físicos, o ideal é tomar uma ducha usando apenas sabonete líquido por todo corpo. Além disso, é importante ter cuidado com as roupas, pois os resíduos dos produtos utilizados para higienizá-las, como o amaciante que é bastante gorduroso, quando em contato com a pele pode piorar o quadro de acne e ainda levar a alergias.

++ Foto indução biológica: o que ela pode fazer pelo seu rosto?

3. Escolha dos produtos

Peles acneicas geralmente não possuem compatibilidade com produtos muito pesados e oleosos. Aposte em texturas leves, oil free e com fórmulas desenvolvidas para tratar o problema. Invista ainda em máscaras faciais, como de flores, framboesa e argila, que levam ao equilíbrio e correção da pele. Aproveite para meditar, respirando profundamente até o topo da cabeça. 

4. Nunca esprema

O hábito de ficar cutucando as acnes pode piorar a situação, isso acontece por causa da contaminação da área por bactérias, ou a remoção incorreta, que inflamam e mancham a pele. 

Se começa a apertar fica crônico. Quando tem uma pústula, espinhas que não têm ponta e com pus dentro, se espremer ganha marca na pele. Se estiver na cor amarelada, pegue uma agulha e esterilize no fogo. Aplique um óleo na espinha, pode ser de coco com sementes de abóbora e gergelim. Coloque uma compressa de água quente e depois fure. Com os dedos enrolados em uma gaze ou lenço de papel, aperte nas laterais, um pouco mais afastado da espinha, para sair o carnegão. Se apertar por cima da espinha, a gordura vai entrar ao invés de sair, e pode ficar por baixo da pele a vida inteira.

5. Maquiagem

Os cosméticos, como primers, bases e corretivos, também influenciam na saúde da pele, pois contêm muitos produtos químicos que são prejudiciais, além de entupir os poros, causando as espinhas. Então, sempre que for usá-los, prepare a pele e não se esqueça de limpar muito bem antes de dormir.

6. Lavar o rosto

Higienizar a pele é indispensável, no calor mais ainda. Para remover o excesso de suor e outros resíduos que podem agravar a acne, como a poluição e a oleosidade, lave a pele de manhã e a noite com um sabonete líquido. Depois que o problema passar, o sabonete pode ser usado apenas antes de dormir. 

7. Alimentação

As refeições equilibradas ajudam a controlar o problema.  O ideal é se hidratar bastante, beber pelo menos dois litros de água por dia, e comer alimentos saudáveis e ricos em vitaminas e minerais, como as frutas, legumes e verduras. Evite alimentos inflamatórios, com alto teor de gordura e açúcar.

8. Receitinha de sucesso 

Uma pasta feita com a mistura de 1 colher de sopa de fubá, 1 colher de chá de água e 1 colher de chá de hortelã é excelente para remover a oleosidade, sem agredir e ressecar a pele. Basta misturar bem e aplicar pela manhã. Deixe por 5 minutos e enxágue. 

++ Exagerou nas festas de final de ano? Roseli Siqueira ensina um detox para a sua pele

Nesse vídeo trago mais dicas sobre cuidados com a pele acneica no verão: 


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br