Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Dicas para usar a cromoterapia em casa

As cores têm propriedades terapêuticas e vão te ajudar no relaxamento em prol da beleza

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 21/07/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dicas para usar a cromoterapia em casa - Freepik
Dicas para usar a cromoterapia em casa - Freepik

Você sabe que eu trabalho com tratamentos naturais há mais de 40 anos. E tem uma terapia que é usada há muito tempo, inclusive pelos antigos egípcios: a cromoterapia. As cores básicas vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta trazem benefícios e potencializam o relaxamento, minimizando alguns fatores que levam ao envelhecimento, como a ansiedade e o estresse.

Funciona assim: quando você fica em contato com uma luz (os fótons, que são agentes luminosos), ela emite ondas que ativam as células do nosso organismo, levando ao equilíbrio entre corpo e mente.

++ Aromaterapia: Roseli Siqueira ensina como usar óleos para a beleza e o bem-estar

A cromoterapia é muito usada em clínicas de estética, desde as cabines, ou em procedimentos. Entre eles, a Máscara de Luz (led) que trata acne e contribui para o rejuvenescimento. Na parte interna, as luzes coloridas têm uma frequência e atingem uma profundidade da pele. Vale lembrar que é uma terapia complementar. Ela vai ajudar naquele problema que você tem.

Por isso, cada cor serve para um problema e deve ser muito bem orientada quanto à sua utilização, pois ativa o metabolismo e pode deixar a pessoa até mesmo ansiosa. Por exemplo, para relaxar é indicado o azul ou verde; para energizar, amarelo, laranja e vermelho.

EM CASA

Use um abajur com uma luz verde ou azul, para ajudar no relaxamento. Primeiro, exale no ambiente o aroma do chá de hortelã e faça compressas desse chá nos olhos. Depois de alguns segundos, retire a compressa dos olhos e fixe na luz. Respire profundamente. Melhora a energia, a circulação e o bem-estar.

Agora, se você precisa de ânimo ou estímulo, o truque é usar uma luz vermelha enquanto bebe um chá de hibisco com gengibre. Toda essa energia melhora a circulação. Nesse momento, vale ainda praticar alguns passos de ginástica facial. Lembre-se: evite a luz vermelha antes de dormir, você pode perder o sono.

E quem gosta de focar na parte espiritual, deve usar uma luz lilás. Você pode se ajoelhar, fazer alguma referência, agradecer, enfim, sempre trabalhando a respiração profunda. Isso vai trazer saúde e bem-estar. Você pode beber um chá de camomila nesse ritual para acalmar e ajudar na regeneração das células. 

++ Cansada? Roseli Siqueira dá dicas para equilibrar o corpo e a mente

SIGNIFICADO DAS CORES:

Vermelho: estimulante e melhora a circulação.

Laranja: tem ação restauradora.

Amarelo: indicada para a tonificação dos músculos e a eliminação de impurezas.

Verde: alivia os pontos de tensão, refresca e acalma. Ajuda na cicatrização de acnes ou feridas.

Azul: elimina toxinas, ajuda no relaxamento e é anti-inflamatória.

Violeta: união do azul e do vermelho. Ajuda a relaxar e tem poder anti-inflamatório.

++ Roseli Siqueira ensina como ativar a memória celular da beleza


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br