Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

É possível minimizar rugas e linhas finas sem usar ácidos na pele? Roseli Siqueira responde!

Especialista explica e ainda dá dicas de cuidados diários para fortalecer a barreira cutânea

Roseli Siqueira Publicado em 28/10/2020, às 17h00 - Atualizado em 01/11/2020, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Há diversas maneiras para cuidar da pele sem o uso de ácidos; Roseli Siqueira explica como - Freepik
Há diversas maneiras para cuidar da pele sem o uso de ácidos; Roseli Siqueira explica como - Freepik

Conforme você vai envelhecendo é natural que comece a perder colágeno, substância que dá sustentação para a pele, e acabe aparecendo a temida flacidez. Combinado com a falta de cuidados diários, má alimentação, stress e poluição também aparecem rugas e linhas finas.

Quando você se dá conta está usando ácidos ou misturando vários creminhos, principalmente aqueles em que a formulação contém álcool ou derivados de petróleo. Se você esquece de aplicá-los ou toma sol, pronto, a textura já é outra e muitas manchas aparecem. Quem se identifica?

O que você precisa fazer, na verdade, é fortalecer a barreira cutânea. Quando ela está forte e hidratada, e hidratar não é usar ácidos nem misturar creminhos, evita que a pele fique ressecada ou enrugada. Quando ela está fraca, você tem problemas de pele (acne, manchas, rosácea) e o envelhecimento é muito mais acentuado.

Muita hidratação e umectação
Para uma pele saudável: de manhã lave o rosto e aplique seu hidratante. Não indico o uso de sabonete pela manhã, mas antes de dormir é essencial. Aliás, antes de dormir você precisa remover a maquiagem, assim a pele se recupera enquanto você descansa. Aplique um hidratante ou uma máscara facial. E mais: beber líquido também favorece a boa saúde da pele, por isso a ingestão de água é essencial.

Quem cuida não precisa esfoliar
Se você cuida diariamente da sua pele, não precisa esfoliar. Afinal, esfregar muito a pele vai danificar essa barreira protetora, levando ao ressecamento e aumento das rugas. Mas você pode fazer uma esfoliação esporádica, misturando um pouco de mel e açúcar mascavo ou mel e fubá (peles oleosas). Lembre-se de fazer movimentos leves e circulares.

Limpeza de pele funciona?
Não! Mas, calma! Substitua a limpeza por uma desintoxicação não comedogênica, isto é, com protocolos emolientes e produtos biotecnológicos que vão desintoxicar a pele, retrair os poros, regenerar a textura, aumentando a resistência, minimizando a oleosidade e os cravos. Quando a pele está desintoxicada, hidratada e bem cuidada o PH não fica mais ácido e ela não verte óleo. O ideal é começar a cada 15 dias e ir espaçando esse tratamento conforme sua pele vai sendo cuidada. Vale lembrar: fuja de tudo o que suga ou agride a pele.

Obsessão por remover a oleosidade
Na ânsia de reduzir acne ou a oleosidade, aplicamos tantos produtos secativos que a pele faz o efeito rebote, liberando mais oleosidade, e o resultado é mais acne, poros abertos, surgimento de cravos e brilho excessivo.

Até mesmo as peles oleosas precisam de óleo. Mas um óleo natural - evite os sintéticos e os minerais. Você pode aplicar o óleo uma vez por semana, deixar por 10 minutos e enxaguar. Quem tem pele oleosa precisa equilibrar o PH e isso você faz misturando água com um pouquinho de fubá, deixando por cinco minutos na pele e enxaguando novamente.

+++ Rejuvenesça o olhar sem cirurgia: Roseli Siqueira ensina quais cuidados devem ser tomados para evitar os sinais do envelhecimento no rosto

Seque e aplique seu hidratante. Você pode intercalar o óleo com a máscara facial.

E por falar em máscara facial
Eu tenho um lema: os cremes hidratam e as máscaras corrigem.

E sempre tem uma máscara facial que vai corrigir um tipo de problema na pele: acne, flacidez e até manchas. Por exemplo, quando o problema é a oleosidade, indico a polpa de cacau. Se é flacidez, a máscara de ouro com chocolate é certeira por conta do seu poder nutritivo. Como tem 800 mil princípios ativos – isso mesmo – fortalece a atividade celular, melhora a estrutura da pele e ajuda a rejuvenescer. Máscara de flores ou de prata são ótimas para quem tem a pele manchada.

Aquelas com abóbora têm muito caroteno, vitamina essencial para o fortalecimento da pele, e ajuda na regeneração. São cuidados que parecem simples, mas são essenciais.

Se você “alimenta” sua pele de forma correta, não vai precisar investir em produtos com ácidos que aparentam uma melhora na hora, mas não trazem benefícios em longo prazo.


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é a nova colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilhará com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira

Youtube: Roseli Siqueira

Site: www.roselisiqueira.com.br

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Roseli Siqueira (@roselissiqueira) em