Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Foliculite: saiba como evitar as bolinhas na virilha e nas pernas

Roseli Siqueira dá dicas de cuidados, produtos específicos e até uma receitinha caseira; vem ver

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 16/02/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foliculite: saiba como evitar as bolinhas na virilha e nas pernas - Freepik
Foliculite: saiba como evitar as bolinhas na virilha e nas pernas - Freepik

Após a depilação você fica com a virilha e/ou pernas irritada, cheia de bolinhas vermelhas (pápulas) que coçam e depois viram manchinhas escuras? Esses são os sintomas da foliculite. Uma inflamação que surge na raiz dos pelos. Ela também pode ocorrer por conta do calor e do suor que aparecem quando você usa roupas apertadas, de tecido sintético, por longos períodos.

É possível prevenir com uma série de cuidados. Entre eles, usar peças elaboradas com algodão, que contribuem para a transpiração; e hidratar a pele diariamente com óleo 100% natural, que é antioxidante, melhora a questão das manchas e ajuda no combate à foliculite. Você pode utilizá-lo no banho, misturando com água e fazendo massagens.
Vale lembrar que secar bem a pele é fundamental.

++ Roseli Siqueira ensina como relaxar nos dias com temperaturas altas

Mas, Roseli, eu já tenho, o que fazer?

Não pode furar, cutucar, tentar espremer essas bolinhas, pois você vai ganhar manchas escuras. Então, se você estiver com o problema, vá seguindo os passos, acima e inclua essas recomendações.

Esfoliação delicada:

Misture uma colher de sopa de açúcar mascavo com uma colher de sopa de mel e aplique em movimentos circulares delicados na região. Não é para esfregar. Depois enxágue e hidrate com o óleo. Isso vai contribuir para o fortalecimento da pele ao mesmo tempo que abre caminho para esses pelos crescerem. Faça uma vez por semana.

Produtos com prebióticos:

O ativo estimula as bactérias benéficas do organismo, auxiliando na reposição de água e na recuperação da pele. Geralmente é utilizado em formulações chamadas de água da beleza, pois é mais fácil de ser absorvido.

++ Manchas nas axilas e virilha? Roseli Siqueira traz 5 dicas para minimizar o problema

Máscara facial no corpo:

Você já deve ter percebido que as máscaras devem fazer parte da rotina de skincare e também pode contribuir para minimizar o problema. Invista nos produtos à base de abóbora, que é um antioxidante natural, tem alta capacidade de retenção de água, deixando a pele mais forte. Aliás, você pode usar dias antes da depilação, como um hidratante, deixando na pele, para que o corpo consiga absorver o produto.

Outra aliada é a argila vermelha, pois é depurativa e ajuda a secar as inflamações, isto é, as pápulas, devido à sua composição, com óxido de ferro e cobre, que intensificam a renovação celular nas camadas superficiais.

É possível minimizar as manchas da foliculite?

Sim, seguindo todas as dicas que passei e, desta vez, utilizando máscara com ativos de prata ou de flores, que ajudam nesse clareamento, sem prejudicar a pele. Nada de ácidos, combinado?

++ Como evitar a acne no verão: Roseli Siqueira revela 8 cuidados indispensáveis para lidar com o problema

Trago mais dicas sobre como cuidar das manchas aqui:


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br