Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Máscaras faciais

Máscara de argila, vale a pena? Roseli Siqueira conta tudo sobre esse mineral

Ele traz benefícios para pele oleosa, mas quando a pele é sensível requer cuidados; entenda

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 14/04/2021, às 12h00

Roseli Siqueira conta tudo sobre máscaras de argila - Freepik
Roseli Siqueira conta tudo sobre máscaras de argila - Freepik

Provavelmente você já ouviu dizer que a argila hidrata, revitaliza, minimiza os poros e as espinhas... E não está errada. Por ser natural e extraída de diferentes lugares, como do fundo do mar, dos sedimentos de folhas, próxima de rochas ou até mesmo das lavas vulcânicas – e precisa de um bom tratamento para retirar a toxidade – só oferece benefícios para o corpo, rosto e cabelos. Mas para fazer efeito, precisa verificar a composição, que deve ter enxofre e sais minerais, só assim ela é pura e livre de corantes artificiais, ou seja, nada de química.

++ Ainda em clima de Páscoa! Atenção, chocólatras: Roseli Siqueira conta os benefícios da máscara de chocolate

Tipos de argila

Vermelha – fonte de ferro e cobre, é ótima para hidratar uma pele mais cansada e envelhecida.

Branca – é a mais pura e ajuda a estabilizar o PH da pele, suavizando manchas.

Verde – é bactericida, antisséptica, cicatrizante e por esses benefícios é indicada para peles oleosas, limpando e minimizando o sebo.

Preta – melhora a circulação e revitaliza a pele.

Rosa – muito boa para desintoxicar e ativar o metabolismo celular.

++ Roseli Siqueira dá 5 dicas para manter a pele hidratada no outono

Como usar

Misture uma colher de sopa de argila com uma colher de sopa de água e aplique em todo o rosto. Deixe por 15 minutos. Enxágue, mas sem esfregar, pois ela pode irritar a pele. No corpo você pode deixar a misturinha agir por mais tempo, até meia hora. Após enxaguar, aplique um hidratante ou óleo 100% natural. O ideal é usar uma vez por semana. Vale lembrar que você deve lavar o rosto antes da aplicação da máscara em pele oleosa, para tirar a sujidade.

Nos cabelos, misture uma colher de sopa de água com uma colher de sopa de argila e algumas gotas de óleo (pode ser de coco com sementes de abóbora e gergelim). Aplique nos fios, deixe por 15 minutos e enxágue com água corrente. Depois lave com xampu e condicionador, como de costume.

++ Grávida em 2021? Roseli Siqueira traz dicas e cuidados naturais importantes para ter com a pele neste momento

Tem contraindicação também!

Na pele sensível falta lipídios, isto é, a camada protetora. Se você aplica a argila diretamente, pode ter irritações, inchaços e coceiras. Por isso, faça um teste antes em uma região pequena. Aplique um óleo 100% natural, lave a região para tirar o excesso do óleo e só então passe a argila. Deixe cerca de 15 minutos e enxágue novamente. Se tiver algum tipo de irritação após o processo, melhor evitar o produto. Caso não apresente, repita todo esse processo, independentemente da área da aplicação.


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI