Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Cuidados diários

Melasma na pele negra: o que é? Como tratar? Roseli Siqueira explica os cuidados que você deve ter

A umectação com óleo natural e a ingestão de água são fundamentais para fortalecer a pele e evitar as indesejáveis manchas

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 10/02/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseli Siqueira explica como tratar o melasma nas peles negras - Freepik
Roseli Siqueira explica como tratar o melasma nas peles negras - Freepik

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas amarronzadas na pele, por meio da exposição excessiva ao sol e por conta da oscilação hormonal.

Aparecem com mais frequência na face, mas surgem nos braços, pescoço e colo. Como a pele negra tem mais concentração de melanina (proteína que confere a cor), o melasma tende a deixar as manchas em evidência.

Confira os cuidados que você deve ter para prevenir e o que fazer se já te o problema.

+++ Rugas no colo: Roseli Siqueira dá dicas de como prevenir e tratar as marcas dessa região

É possível prevenir o problema?

Sim! O que podemos fazer para evitar as temidas manchinhas é fortalecer a pele com a umectação. Um dos produtos mais interessantes e que não compromete a saúde da pele, é o óleo 100% natural. Como é fonte de lipídios, umecta e promove uma barreira, protegendo a pele.

Na umectação diária, vale investir em hidratantes biotecnológicos, que agem a nível celular, para ajudar a minimizar as manchas e deixar a pele fortalecida.

+++ Beleza das mãos: Roseli Siqueira ensina truques para se livrar das indesejáveis manchinhas e rugas

Você sabe que tudo o que você come ou bebe também reflete na pele. Por isso, manter aquela garrafinha de água e chás sempre a mão, vai ajudar a deixar a pele mais saudável.

Outro ponto é o cuidado antes de tomar sol. Aplique o óleo 100% natural – não pode ser sintético, pois ele pode fritar a pele – para proteger. O tempo máximo para exposição é de 15 minutos, diariamente.

Com esses cuidados, sua pele fica resistente e não mancha, mesmo com as oscilações hormonais.

Se você já tem melasma, o que fazer?

Para controlar a alta produção de melanina, além das dicas acima, você deve investir em máscaras faciais, principalmente a máscara de prata. Explico: a de prata tem oligoelementos, aminoácidos e vitamina E que influenciam os fibroblastos, melhorando o vigor da pele, ou seja, contribuindo para a resistência.

+++ Pele acneica e oleosa: Roseli Siqueira revela como minimizar o problema

É possível potencializar os cuidados em clínica?

Sim! Sempre é possível. Aconselho o peeling natural, com algas, que são compostas por oxigênio e ajudam na renovação. Como a alga é fonte de sais minerais e oligoelementos, deixa a pele com mais vitalidade.


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br