Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Adeus, espinhas

Pele acneica e oleosa: Roseli Siqueira revela como minimizar o problema

Não espremer é fundamental para não piorar o quadro e ficar com a pele toda manchada

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 13/01/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseli Siqueira revela como minimizar as acnes do rosto - Freepik
Roseli Siqueira revela como minimizar as acnes do rosto - Freepik

Guarde essa frase: “Quem cuida da pele diariamente tem menos chance de ter acne!” E é a mais pura verdade.

A espinha desaparece de acordo com o tratamento. Fazendo compressas, drenando e usando máscara secativa, pode sumir em três dias. Claro que tudo depende do grau e do tipo: como a medicamentosa, hormonal, de segundo grau e a conglobata (o pior grau, que faz túnel de sebo).

+++ É possível dar adeus para as estrias? Roseli Siqueira explica; vem ver

Antes de dormir
Aplique um demaquilante ou produto para higienizar a pele, como loção de limpeza ou banho de espuma. Ao acordar, lave o rosto com banho de espuma para remover a oleosidade natural acumulada durante o sono. Mas quando a pele estiver normal, não precisa lavar com o banho de espuma. Só água já é suficiente.

Não use loções adstringentes com álcool. Substitua por loções hidratantes e até chás, como os de hortelã. Como a pele oleosa é fraca, precisamos controlar a oleosidade, mas sem agredir. Sempre se preocupando em aumentar a resistência da pele.

+++ Beleza das mãos: Roseli Siqueira ensina truques para se livrar das indesejáveis manchinhas e rugas

Fubá contra a acne
Quem tem acne pode usar essa receitinha para esfoliar o rosto:

1 colher de sopa de fubá

3 colheres de sopa de água

Misture os dois ingredientes

Massageie em todo o rosto e deixe agir como uma máscara por 15 minutos. Enxágue. Se quiser, pode substituir a água por chá de hortelã, que tira a oleosidade.

Babosa + Clara em neve
Acredite: essa combinação é poderosíssima. Corte a babosa ao meio, retire o gel com uma colher e massageie levemente na pele em movimentos circulares. Não aplique na região dos olhos. Lave o rosto. Bata uma clara em neve e aplique no rosto, também evitando a área dos olhos. Deixe por 10 minutos e enxágue.

Digitopuntura
Toques no rosto pontuados melhoram órgãos internos e isso se reflete no rosto. Confira o passo a passo em:

+++ Vem, verão! Confira três dicas para conquistar uma pele bronzeada - e saudável

Invista em argilas
Tanto a argila verde quanto a marrom é boa para pele oleosa: são mais secativas. O ideal é usar, no máximo, três vezes por semana até melhorar o quadro.

Alimentação
Para pele ficar bonita temos que nos preocupar com a alimentação. Tomar sucos naturais ricos em caroteno, não comer açúcar branco, evitar frituras e não tomar refrigerante. O chocolate deve ter, no mínimo, 50% de cacau.

Remédio para a acne: não!
Sou contra tomar remédio para a pele, pois ele é paliativo. Toma, melhora e depois a pele fica pior. Também compromete órgãos internos e traz problemas no futuro.

Não aperte, nem esprema
Se começar a apertar fica crônico. Piora e incha mais o rosto. Quando tem uma pústula, espinhas que não têm ponta e com pus dentro, se espremer a pele fica marcada. Se estiver na cor amarelada, pegue uma agulha esterilizada, coloque um óleo na espinha (pode ser azeite ou um óleo mais leve, como o de baobá), depois ponha uma compressa de água quente e fure. Com os dedos enrolados em uma gaze ou lenço de papel, aperte nas laterais, um pouco mais afastado da espinha, para sair o carnegão. Se apertar por cima da espinha, a gordura vai entrar e pode ficar por baixo da pele a vida inteira, pois a gordura fica se espalhando por baixo.


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br