Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Oleosidade da pele

Roseli Siqueira ensina como amenizar a oleosidade da pele durante o verão

Ter uma alimentação saudável e uma rotina de cuidados é indispensável para lidar com o problema

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 19/01/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseli Siqueira ensina como amenizar a oleosidade da pele durante o verão - Freepik
Roseli Siqueira ensina como amenizar a oleosidade da pele durante o verão - Freepik

Durante os dias mais quentes do ano é natural que a pele transpire mais e que fique com um aspecto oleoso. Isso acontece devido ao aumento de produção de sebo causado pelas altas temperaturas, sejam elas vindas dos raios solares ou dos banhos quentes. 

Na tentativa de remover essa gordura, muitas pessoas lavam o rosto várias vezes ao dia, e acabam retirando não só a gordura, mas a proteção natural da epiderme, causando assim, uma maior necessidade de produção de sebo para reequilibrar o ph da derme. Resultando em um efeito rebote.

E mais, sofrer com a  oleosidade não te isenta da necessidade de hidratação, muito pelo contrário, todo mundo precisa de uma rotina de cuidados faciais e corporais. 

E agora, Roseli, o que eu devo fazer?

Para começar, evite os banhos quentes, independentemente da estação. As temperaturas muito altas além de fazer com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo, elas também fragilizam a película protetora da pele, causando desequilíbrios, sendo a porta de entrada para diversas infecções bacterianas, dermatites, entre outros problemas.

++ Foto indução biológica: o que ela pode fazer pelo seu rosto?

Você é o que você come

Se você não se alimentar corretamente, nem mesmo o melhor produto do mundo fará milagres. Mais da metade do nosso corpo é composto por água, então hidrate-se, beba pelo menos 2 litros por dia, e consuma mais alimentos naturais como frutas, legumes e verduras. Evite os industrializados.

Lave o rosto

Nem demais, nem de menos. O rosto precisa ser limpo, mas não em excesso. Três vezes ao dia é suficiente, principalmente quando tem problema de acne. Lave com um sabonete líquido natural assim que acordar, no início da tarde, e outra no fim do dia, para tirar a sujidade, resquícios de maquiagem e aplicar o seu hidratante noturno. Quando normalizar, lave só com água de manhã. E apenas à noite use o sabonete líquido natural.  

++ Exagerou nas festas de final de ano? Roseli Siqueira ensina um detox para a sua pele

Equilibre o PH

Lavou o rosto, já use loções que vão equilibrar o PH. Opte por aquelas com flores em sua composição, como, por exemplo, a flor lemúrias. Ela é ótima, inclusive, para minimizar a tensão facial. Invista ainda em loções à base de prebióticos e água de coco, que ajudam a hidratar, mas sem deixar a pele com aspecto oleoso. Também preparam para o próximo passo, que é a hidratação. 

O uso de cremes não é indicado só para os momentos em que a cútis está mais seca. O ideal é utilizá-los todos os dias, mantendo a elasticidade e a  película protetora saudável. 

Invista em máscara facial 

Produtos com extrato de flores ou prata na composição vão ajudar a equilibrar o PH e diminuir os poros. Outra opção é usar máscara de frutas, como a framboesa, e argila, ao mesmo tempo que hidrata, ajuda a ressecar, minimizando a oleosidade. Nesse caso, você também pode ficar um tempo a mais: cerca de 30 minutos. 

Oil free

Para quem sofre com oleosidade, fórmulas muito espessas e a base de óleos podem agravar o problema e gerar outros, como a acne. Dê preferência para produtos leves, com textura mais líquida.

Nesse vídeo trago mais dicas sobre skincare no verão:

++ Especialistas dão dicas para cuidados com a pele e com o cabelo


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br