Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Roseli Siqueira revela benefícios do sol para a beleza

A especialista listou as características positivas de um banho de sol

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 01/12/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roseli Siqueira revela benefícios do sol para a beleza - Freepik
Roseli Siqueira revela benefícios do sol para a beleza - Freepik

A exposição proporciona uma pele forte e dourada, e ajuda na prevenção de algumas doenças.

Certamente você já deve ter ouvido falar que se expor ao sol por alguns minutos do dia é um hábito muito saudável e traz muitos benefícios, mas você sabe quais são eles?

Ele sintetiza a vitamina D, essencial para a saúde dos ossos. E oferece outros ganhos, fortalece sistema imunológico, aumenta a presença de endorfina no cérebro, substância responsável por promover a sensação de bem-estar, bom humor, e diminui os riscos dos quadros de depressão.

++ 7 segredos de Roseli Siqueira para relaxar após as atividades físicas

Como tomar sol:

Quem aqui gosta de tomar sol? Eu amo! Mas precisamos saber como se expor. Não pode ficar “lagartixando”, pois, em excesso, o sol também faz muito mal. A exposição pode ser feita entre 15 e 30 minutos por dia, de preferência no período da manhã, antes das 12h, ou no fim da tarde, após às 16h. Nesses horários é recomendável estar de pele limpa, sem nenhum produto sobre ela, para facilitar a entrada da luz. O tempo deve ser respeitado, então quando atingi-lo, vá para a sombra e cubra a pele para evitar o surgimento de manchas e o ressecamento.

E se eu quiser me bronzear?

Como disse, não é recomendável ficar horas no sol. Vale lembrar que o bronzeado vem da exposição gradual, ou seja, poucos minutos por dia. Por isso, você pode estender o seu banho de sol por mais meia hora desde que aplique um óleo 100% natural, pode ser de coco, girassol ou gergelim, ou uma máscara à base de abóbora (fonte de carotenos e aminoácidos), que fortalecem fibroblastos e a melanina (células que protegem e dão cor na pele). Porém, eles precisam ser totalmente naturais, pois as versões à base de minerais ou derivados de petróleo, fritam a pele e além de ressecá-la, podem causar queimaduras.

++ Roseli Siqueira dá 5 dicas essenciais para amenizar manchas no rosto

É importante se atentar aos ingredientes dos cosméticos. Segundo a Plastic Soup Foundation, 83% dos produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) e 61% dos cremes faciais contêm micro plásticos, que são absorvidos pelo corpo e que podem causar inúmeros riscos à saúde. Para identificá-los, basta baixar o aplicativo Beat the Microbead e escanear a lista de ingredientes dos produtos.

Alimentação ajuda no bronze:

Não é possível conquistar uma pele saudável e bronzeada sem um cardápio com frutas que são fontes de vitamina C, como a laranja, limão e morango, que previnem o envelhecimento precoce, assim como os alimentos ricos em betacaroteno, que possuem a cor laranja e amarela, pois são excelentes antioxidantes e também ajudam no rejuvenescimento e em conferir aquele bronzeado uniforme da pele, quando em contato com o sol.

Evite ou diminua o consumo de alimentos industrializados, ricos em farinhas brancas, açúcares, frituras e gorduras.

Cuidados pós-sol:

Para obter esses benefícios, deve-se evitar a exposição em excesso, que ao invés de oferecer tais ganhos, pode acabar trazendo consequências prejudiciais para a saúde, como a desidratação, insolação e o câncer de pele. Após o banho de sol hidrate bastante a pele com produtos à base de flor de lótus, maracujá, tília, camomila, calêndula e arnica, que ajudam a remover a irradiação e deixam a pele viçosa.

Quer mais dicas para conquistar uma pele bonita e saudável? Trago os segredinhos aqui:

++ Mãos enrugadas e envelhecidas: 3 dicas de Roseli Siqueira para acabar com esse problema


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br