Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Skincare com produtos caseiros

Skincare com produtos caseiros: pode ou não pode? Roseli Siqueira conta tudo

Apesar de naturais, muitos são naturalmente ácidos e podem causar de manchas até cicatrizes

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 28/07/2021, às 12h00

Skincare com produtos caseiros: pode ou não pode? - Freepik
Skincare com produtos caseiros: pode ou não pode? - Freepik

Quantas vezes você olhou para algum ingrediente que tem em casa e pensou: vou fazer uma máscara. Ou será que dá certo passar no cabelo? Ouviu da amiga: passa tal alimento no rosto para sumir com as espinhas.

Aprendemos com nossos antepassados a usarmos produtos que temos em casa. Mas a verdade acabou se perdendo e hoje vejo algumas receitinhas caseiras sendo difundidas em redes sociais sem o menor embasamento — só achismos — e que podem fazer mal.

Não é só porque aquele ingrediente é natural, um alimento que você ingere, que pode ser aplicado na pele, no cabelo ou em infecções, como espinhas. Muitos são ácidos ou possuem algum tipo de acidez. Por exemplo: tomate e morango. Eles têm uma acidez natural e não podem ser aplicados no rosto ou no corpo. Receitas com limão são descartadas, pois, além de manchar em contato com o sol, podem causar até queimaduras. Outra fruta proibida é o mamão. Ele tem um leite corrosivo, que em contato com a pele pode manchar e até deixar cicatrizes.

++ Aromaterapia: Roseli Siqueira ensina como usar óleos para a beleza e o bem-estar

Quando eu passo receitas com alimentos, é porque tenho experiência e estudei muito sobre o tema. Mesmo nessas receitas existem algumas orientações. Entre elas, usar aquelas quantidades, pois o excesso pode fazer mal. Não adaptar ou adicionar outro ingrediente, já que pode dar errado. Usar de acordo com a indicação e o seu tipo de pele.

Imagine você aplicando uma máscara de fubá (fubá e água), que tem o poder secativo, em uma pele sensível? Ele é natural, mas não trará benefícios. Pelo contrário, vai ressecar ainda mais. O uso é em pele oleosa. Percebeu a diferença?

O QUE VOCÊ PODE USAR:

No corpo e rosto

Chás: Hortelã (acne hormonal), chá-verde (reduz a inflamação), camomila (alivia o estresse) e hibisco (viço natural).

Assepsia: aplique um algodão embebido no chá para limpar a pele.

Máscara Facial: uma xícara de café com o chá + uma folha de gelatina, espere esfriar e aplique em movimentos ascendentes. Deixe por 15 minutos e enxágue.

Iogurte natural: (uma colher de sopa) com açúcar mascavo (uma colher de sopa): a mistura renova as células e clareia a pele. Aplique e deixe agir por 10 minutos. Enxágue.

Abóbora: (quatro pedaços cozidos) com mel (uma colher de sopa): bata bem e aplique no rosto (se for no corpo, precisa triplicar a quantidade). Deixe por 15 minutos e enxágue. A abóbora ajuda a hidratar, aumentar a vitalidade, criando resistência, e também é uma ótima opção para quem vai para a praia ou mora na praia e sempre está no sol.

++ Cansada? Roseli Siqueira dá dicas para equilibrar o corpo e a mente

Para o cabelo

Abacate: amasse uma colher de sopa de abacate (antioxidante natural) com uma colher de sopa de óleo de abóbora (nutritivo). Massageie em todo o comprimento e nas pontas, cubra com uma toalha quente (para os ativos penetrarem). Aguarde por 15 minutos e enxágue.

Água de coco: Lave os cabelos normalmente, com shampoo e condicionador, no fim da lavagem, jogue um copo de água de coco nos fios e deixe secar. Ela contém antioxidantes e oligoelementos, cria uma película protetora, ajudando a restaurar as madeixas e minimizar o ressecamento.

E agora vem a pergunta: mas ingredientes naturais realmente funcionam?

Sim, principalmente para quem não tem o hábito de se cuidar diariamente. Eles têm o poder de hidratar e nutrir, mas de forma superficial e sem ação a longo prazo. Podemos dizer que é algo paliativo, mas benéfico. Se a sua intenção é usar um produto que realmente trate, sugiro procurar os ativos biotecnológicos naturais, que trabalham a camada interna da pele, as células na fase germinativa, e faz com que elas cresçam sadias e resistentes.

++ Roseli Siqueira ensina como ativar a memória celular da beleza


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI