Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Roseli Siqueira / Vitiligo, melasma e rosácea

Vitiligo, melasma e rosácea: Roseli Siqueira ensina como deve ser feita a rotina de skincare para quem sofre com essas condições

Apesar de não ter cura, é possível amenizar essas característica investindo em novos hábitos para melhorar a pele

ROSELI SIQUEIRA Publicado em 02/03/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vitiligo, melasma e rosácea: Roseli Siqueira ensina como deve ser feita a rotina de skincare para quem sofre com essas condições - Instagram
Vitiligo, melasma e rosácea: Roseli Siqueira ensina como deve ser feita a rotina de skincare para quem sofre com essas condições - Instagram

Você sofre com algum distúrbio na pele ou conhece alguém que passa por isso? Apesar de todos os avanços tecnológicos, não existem milagres, e para amenizar determinados problemas precisamos nos dedicar e seguir uma rotina de cuidados de acordo com as necessidades do nosso corpo.

Algumas doenças, como o vitiligo, que é caracterizada pela despigmentação da pele; o melasma, que é a hiperpigmentação; e a rosácea, que causa o aparecimento de tons rosados e avermelhados, com vasos sanguíneos dilatados, são condições desenvolvidas pelo organismo e não infecciosas, ou seja, não podem ser transmitidas por meio de nenhum tipo de contato.

++ Limpeza de pele em casa vale a pena? Roseli Siqueira explica

Além disso, elas não possuem cura definitiva, mas com alguns cuidados diários é possível amenizar os sintomas. Confira o passo a passo de uma rotina de skincare para quem sofre com estes problemas.

Hidratação

Quando a pele está saudável ela tem viço e maciez, e também tem menos chances de desenvolver doenças. Porém, quando não cuidamos dela, a camada cutânea, que é a película protetora, fica fraca e possibilita a entrada de microrganismos prejudiciais à saúde, como fungos e bactérias, que posteriormente causam manchas, sensibilidade e descamação. Então hidrate-se! Aposte em óleos 100% naturais, como o de semente de abóbora, girassol ou de coco.

Máscara

Aposte em máscaras ricas em princípios ativos naturais, como, por exemplo, a abóbora, que possui aminoácidos responsáveis por fortalecer o colágeno e os carotenos, que são pigmentos orgânicos encontrados na natureza. Além disso, ele ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento e preservam o colágeno, auxiliando na firmeza e tonificação da pele. E mais, esse nutriente ajuda na formação e equilíbrio da melanina.

Higienização

Uma pele limpa é uma pele saudável, não é mesmo? Mas você sabia que o excesso de limpeza pode alterar o pH natural, enfraquecer e irritar a derme? O tipo de produto também pode contribuir para o problema, pois algumas fórmulas são extremamente agressivas, e além de limpar, removem a oleosidade natural da pele, deixando-a supersensível. Para evitar que isso aconteça, aposte em um sabonete líquido neutro para lavar o rosto antes de dormir.

++ Foliculite: saiba como evitar as bolinhas na virilha e nas pernas

Banho de sol

Os raios solares fortalecem e douram a pele. Invista nesse hábito, tome sol diariamente, por pelo menos 30 minutos, entre às 10h às 15h, sempre usando um óleo 100% natural. E, em pouco tempo, você perceberá que a sua cútis ficará mais forte e com o tom mais uniforme. Sem contar que vai sintetizar a vitamina D e manter os ossos saudáveis.

Massagem

Que eu e as minhas clientes somos adeptas da massagem facial todo mundo já sabe. Mas e você, já fez alguma vez? A massagem além de ajudar a definir e remodelar as formas do rosto, explico mais sobre o assunto nesse vídeo: 

Ainda ajuda na absolvição dos ativos presentes nos cosméticos usados no dia a dia. Então tem que massagear bem a pele, pois de nada adianta investir em um bom produto e aplicá-lo de qualquer jeito.

Escolha dos produtos

Eu sei que você quer ter uma pele bonita e uniforme, e certos componentes que prometem um efeito clareador e uniformizador, como os ácidos, parecem muito tentadores. Porém, esses ativos são muito agressivos e causam irritação e sensibilidade, além de piorar as manchas. Evite esses componentes e cuide da pele, que com um tempo e dedicação você perceberá mudanças bastante positivas.

Alimentação

Alguns alimentos possuem efeitos altamente inflamatórios e que causam diversos efeitos na pele, como ressecamento, dilatação ou obstrução dos poros e até a piora de doenças já existente, como o caso do álcool, que deixa a pele bastante debilitada e piora muito os quadros de vermelhidão de pacientes com rosácea. Invista em uma alimentação saudável e diminua o consumo de industrializados, gorduras e açúcares.

Nesse vídeo trago mais dicas sobre cuidados essenciais com a pele:

++ Roseli Siqueira ensina como relaxar nos dias com temperaturas altas

BBB: A Prova do Líder deve ser:

  • Sozinho
  • Em duplas

Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br