Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira

Você tem poros dilatados? Roseli Siqueira ensina como amenizá-los

O problema pode ser causado pelo envelhecimento e excesso de oleosidade; confira o que fazer

Roseli Siqueira Publicado em 29/06/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você tem poros dilatados? Roseli Siqueira ensina como amenizá-los - Freepik
Você tem poros dilatados? Roseli Siqueira ensina como amenizá-los - Freepik

Você tem a pele do rosto com aspecto de “morango”, com alguns furinhos principalmente na região da zona T, que abrange a testa, nariz e queixo? São os poros, uma característica das peles mistas e oleosas. Eles tendem a ficar mais dilatados quando há acúmulo de gordura, assim aumentam de tamanho e ficam mais perceptíveis. Se esse é o seu caso, ou se você quer prevenir que isso aconteça, confira as dicas que preparei. 

Limpeza adequada

Higienize diariamente para remover os resíduos de produtos, como a maquiagem, que podem ficar acumulados na região, e também as impurezas, como a poluição. Lave o rosto com um sabonete neutro e água fria, uma vez ao dia, de preferência antes de dormir. Após a limpeza, você pode aplicar um pouco de chá de hortelã morno embebido em um algodão para ajudar a retrair os poros. 

Reforce a hidratação

Oleosidade é diferente de hidratação, geralmente acontece devido a uma alimentação à base de muita gordura, ou quando a pele está tão seca, que as glândulas sebáceas precisam trabalhar em dobro para nutri-la. Então, agora que você sabe disso, invista em uma boa hidratação, por dentro, ingerindo bastante água diariamente, e por fora, usando cremes e óleos 100% naturais, como aqueles de semente de abóbora, girassol e coco. 

Outra dica para quem sofre com a oleosidade é usar a geleia de babosa para hidratar. Basta pegar um pouco da parte transparente, massagear sob a pele e deixar secar naturalmente. 

++ Spa no conforto da sua casa? Roseli Siqueira ensina como

Fortaleça a derme

O envelhecimento também pode deixar os poros maiores devido à perda de elasticidade. E para fortalecer a derme é essencial tomar sol diariamente por, pelo menos, 30 minutos. Mas lembre-se de umectar bem o rosto para que você receba os raios solares sem sofrer nenhum dano. Use sempre um óleo 100% natural e comece com 15 minutos de exposição. Vá aumentando com o passar dos dias, até chegar a meia hora. 

Aposte em uma máscara

Para tratar os poros, você pode optar pela máscara de arroz. Cozinhe meia xícara de arroz para quatro xícaras de água. Depois de cozido, abafe com uma tampa e deixe descansar por 15 minutos. Pode mexer ou bater no liquidificador até formar uma pasta. Limpe a pele com algodão embebido em chá de hortelã morno e aplique a máscara. Deixe por 15 minutos e enxágue. Finalize borrifando o chá. 

Outra dica é uma máscara de argila branca com framboesa. Em um recipiente, misture o pó da argila com um pouco de água. Bata a framboesa no liquidificador com água mineral e coe. Misture tudo. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Enxágue. 

++ Lábios ressecados e com rachaduras? Roseli Siqueira ensina como tratar

Dieta adequada

Ter uma alimentação saudável é indispensável para a manutenção do nosso corpo, do contrário, mesmo que você se cuide bem, os resultados não serão tão bons. Então dê sempre preferência a alimentos saudáveis. Evite os gordurosos e cheios de açúcar que prejudicam a pele. 

Nesse vídeo trago mais dicas de como deixar a pele uniforme e saudável:

++ Roseli Siqueira ensina 6 formas de inserir óleo na sua rotina de beleza


Roseli Siqueira é esteticista e cosmetóloga, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Tem entre suas clientes, as atrizes Zezé PolessaGuilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Xuxa.

A especialista, que é colunista da Máxima Digital, todas as quartas-feiras compartilha com as nossas leitoras dicas especiais sobre cuidado com a pele e envelhecimento saudável.

Instagram: @roselissiqueira
Youtube: Roseli Siqueira
Site: www.roselisiqueira.com.br