Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

3 chás que curam

As infusões de ervas, usadas em tratamentos de doenças desde a antiguidade, vêm sendo cada vez mais aceitas na comunidade médica. Veja opções com ação cientificamente comprovada

Máxima Digital Publicado em 06/05/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ciência já comprovou a eficácia dessa infusões - Shutterstock
A ciência já comprovou a eficácia dessa infusões - Shutterstock

Elimine os gases
“A hortelã contém tanino, ativo que elimina gases acumulados”, explica o nutrólogo Théo Webert (RN).  Além de aliviar o inchaço, a folha melhora o sistema digestivo como um todo. A folha também é uma aliada no alívio da tosse, já que tem ação calmante e antiséptica principalmente na região das mucosas e vias aéras.


Melhore o funcionamento do fígado
Rica em ciarina, a alcachofra é uma excelente reguladora do fígado. “A infusão é eleva a secreção da bílis, auxiliando na digestão de gorduras, e elimina as toxinas retidas no órgão”, explica Webert.


Apazigue alergias
O chá verde é rico em epigalocatequina-galato, componente que inibe a produção de histamina e imunoglobulina (as duas substâncias estão diretamente ligadas aos sintomas desagradáveis das alergias). Já a infusão de gengibre tem propriedades calmantes ótimas para reações na pele, como urticária. Ele pode ser bebido ou aplicado como tônico com ajuda de um algodão encharcado.