Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

3 sinais de que seu corpo está em perigo

Listamos alguns dos principais alertas que organismo dá quando o stress alcança níveis altos e preocupantes. Fique ligada!

Máxima Digital Publicado em 16/12/2015, às 17h40 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
corpo em perigo - shutterstock
corpo em perigo - shutterstock
1. Tensão muscular 
É o principal sintoma relatado por quem está estressado - as dores de cabeça estão inclusas aí. Por que acontece? A adrenalinaliberada prejudica o abastecimento de sangue em vários órgãos. O objetivo é enviá-los para os músculos, deixando-os contraídos e aptos para corrermos daquilo que nos ameaça. Resultado? Ficamos travadas e doloridas!

2. Queda de cabelo
"O cortisol engrquece a raiz. Além disso, a tensão consume muita energia do organismo. Para poupá-la, ele deixa de fornecer nutrientes para partes não vitais, daí o cabelo cai", explica o tricologista Valcinir Bedin (SP). "Um termômetro para saber se a situação é preocupante é verificar o travesseiro de manhã. Se tiver mais de seis fios nele, procure um médico"

3. Lapsos de memória
"Em situações tensas o cortisol se concentra sobre o hipocampo, a sede cerebral da memória, prejudicando o seu funcionamento e aumentando, em casos de stress crônico, a perda local de neurônios", relata o neurologista Fábio Sawada Shiba (SP). No entanto, muitas vezes o quadro nem é tão severo e está mais ligado à atenção do que à incapacidade de guardar informações e acessá-las.


Confira mais sinais na MÁXIMA de dezembro. Já nas bancas!